Saúde do homem foi tema do Bom Dia Atividade Especial
17.11.2016
Com enfoque na Campanha Novembro Azul, programa falou sobre assuntos relacionados ao câncer de próstata e saúde masculina.O programa Bom Dia Atividade Especial do último sábado (12) recebeu a enfermeira Tamiris Mustafé. Ela faz parte da equipe do Programa Saúde de Família em Muzambinho e atua no PSF do Jardim Anápolis. O tema do programa foi a Campanha do Novembro Azul e a saúde do homem.
O PSF de Muzambinho preparou várias ações de conscientização para chamar atenção da saúde do homem, aproveitando essa Campanha do Novembro Azul. Ao longo do mês foram programadas palestras para esclarecimentos e os postos de atendimento estão realizando pedidos de exame.
Tamiris disse que essa Campanha é importante pra chamar a atenção dos homens, não só sobre o câncer da próstata, mas sobre a saúde do homem em geral. Ela avaliou que os homens estão se cuidando mais, mas que ainda não é o ideal.
Ela destacou a importância dessas campanhas, que a cada ano que passa, ficam mais eficazes, apesar dos homens serem mais resistentes quando se trata de saúde. Segundo a enfermeira, ainda existe certo preconceito do público masculino, até por questões culturais, de que o homem é forte e não fica doente, que costuma se automedicar e acaba procurando o médico só quando não houve melhora no problema. Ela destacou que as mulheres e a família tem um papel fundamental nessa conscientização, pois muitos procuram o médico por incentivo da esposa ou filhas.
A automedicação segundo a enfermeira é uma prática que pode comprometer o caso clínico, dependendo da situação da saúde do paciente, não só dos homens, mas de toda a população. O ideal é prevenir, sempre procurando atendimento caso algum problema apareça.
Para ter uma boa saúde, Tamiris indicou que as pessoas tenham a consciência de procurar atendimento e orientações, realizar os exames de rotina, consultar o médico e ter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, a prática de atividade física regular, evitar excessos com álcool, fumo e estresse.
Sobre o enfoque da Campanha Novembro Azul, que o câncer de próstata, Tamiris destacou que o diagnóstico precoce para esses casos é fundamental. O câncer de próstata não apresenta sintomas no inicio e é de desenvolvimento lento, por isso a importância de sempre estar realizando os exames periódicos.
Os fatores de risco para o câncer de próstata são os fatores genéticos, histórico familiar, no caso de pai ou irmão ter apresentado o câncer, idade avançada, tabagismo, obesidade e pessoas de raça negra. Não é possível evitar que o câncer aconteça, mas a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para que se possam ter mais chances de cura.
Tamiris também explicou que o câncer de próstata atinge homens a partir dos 65 anos, mas que os exames de rastreamento devem começar mais cedo, geralmente aos 50 anos ou 45 para raça negra, pois há casos de aparecimento da doença antes dessa idade.
A enfermeira orientou que os homens devem ficar atentos ao apresentar dificuldade de urinar, ir com muita frequência ao banheiro, sentir dor na região lombar, na região das coxas, fraqueza, desanimo, para que evitem a automedicação e procurem um médico com urgência, pois pode ser sinais de um câncer na próstata.
Os exames realizados para a detecção desse câncer são o de sangue, conhecido como PSA, e o exame de toque retal, que segundo a enfermeira, é o exame que os homens têm maior resistência, mas que é de extrema importância para o diagnóstico.
Tamiris destacou que os PSF’s trabalham com uma equipe multidisciplinar, que orientam e auxiliam em todos os casos. O tratamento vai ser definido de acordo com a gravidade e estágio do câncer e critérios de vida do paciente, como idade, hábitos de vida. Quanto mais cedo o diagnóstico, menos invasivo será o tratamento. Quimioterapia, radioterapia, a retirada da próstata, reposição de hormônios, foram alguns exemplos citados.
A enfermeira também destacou as ações de orientação que estão sendo realizadas em Muzambinho nos PSF’s, como as palestras. Na última semana, a primeira foi realizada na sexta-feira, no bairro Bela Vista.
Nessa quinta-feira (17), às 9h acontece no PSF do bairro COHAB. Amanhã sexta-feira (18), a palestra será no PSF Barra Funda, às 8h e às 14h no Jardim Anápolis. Já no sábado (19), às 8h30 a palestra será realizada no PSF Vila Lima.
Qualquer esclarecimento sobre o câncer de próstata ou saúde do homem, Tamiris disse que as equipes do PSF estão disponíveis para atender e esclarecer. Durante esse mês de novembro também será possível solicitar o exame de PSA gratuitamente.
A enfermeira também aproveitou para agradecer o espaço da Rádio Atividade para esclarecer a população e convidou a todos os homens para que procurem o PSF mais próximo para procurar orientações, para cuidar da saúde, aproveitando essa oportunidade da Campanha Novembro Azul.
Qualquer dúvida ou informação, os moradores podem procurar a unidades do PSF mais próxima de sua residência, os telefones são: PSF Anápolis 3571-2612; PSF Barra Funda 3571-1355; PSF Bela Vista 3571-1150; PSF COHAB 3571-2466 e PSF Vila Lima 3571-1252.
*Foto: Redação Atividade FM
Compartilhar