Planta-piloto de terras raras em Poços de Caldas é considerada isenta de controle radiológico
02.09.2026
Decisão ocorreu após fiscalização realizada em 17 de junho de 2026.Uma planta-piloto de processamento de terras raras, instalada em Poços de Caldas, foi classificada pela Autoridade Nacional de Segurança Nuclear como isenta de controle regulatório radiológico. A unidade pertence à empresa Viridis e está sendo usada para testar, em escala menor, o processamento do minério que será utilizado no futuro empreendimento da empresa.
A decisão foi tomada após uma fiscalização realizada em junho deste ano, quando técnicos analisaram os níveis de radiação e coletaram amostras em diferentes etapas do processamento. Segundo o relatório, os materiais apresentaram concentrações de elementos radioativos abaixo dos limites previstos pela legislação.
Com isso, a planta não precisa de um controle específico da autoridade nuclear. O relatório também não apontou irregularidades na unidade.
Compartilhar
Veja também
Campos Gerais entra na lista de cidades da região com casos de sarna humana
07.10.2026
Muzambinho recebe o 2º Seminário de Apicultura e Meliponicultura e o 1º Festival Café com Mel nos dias 06 e 07 de novembro
07.10.2026
Outubro Rosa terá palestra inspiradora e especial em Muzambinho
07.10.2026
Criança de 2 anos é morta baleada em Poços de Caldas
06.10.2026
Incêndio de grandes proporções atinge residência no bairro Barra Funda, em Muzambinho
06.10.2026
ANM cobra mais de R$ 38 milhões da AMG Brasil por compensação da exploração mineral em Nazareno
02.10.2026
Investimentos de empresas estrangeiras colocam região na disputa global por terras raras
02.10.2026
Prefeitura de Monte Sião decreta situação de emergência após estragos causados por temporal
02.10.2026
Vendaval causa destelhamentos, queda de árvores e deixa famílias desalojadas em Monte Sião
30.09.2026