Grupo pede consciência e parcerias na busca da revitalização do Rio Muzambo
04.12.2015
Rio sofre com à ganância de exploração dos recursos naturais sem limites e a com a falta de ações para compensar as ações destrutivas.O Presidente e Fundador do Grupo S.O.S Rio Muzambo, Dr. Reges Cabral Rodrigues, concedeu uma entrevista a Rádio Atividade FM para falar sobre as ações que o grupo vem realizando na região buscando a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Muzambo.
Reges destacou que a grande dificuldade é a implantação de uma conscientização a todas as pessoas sobre a necessidade de mudança de hábitos em relação ao meio ambiente. Além disso, convencer novos parceiros a unir ao grupo é outra dificuldade, mas está sendo realizado um levantamento preciso de dados e um diagnóstico sobre a realidade do rio, deste modo à busca de novos adeptos provavelmente será mais fácil.
Segundo o presidente, o rio está morrendo devido a duas causas, a ação destrutiva do homem voltada à ganância de exploração dos recursos naturais sem limites e a falta de ações para compensar as ações destrutivas.
Um grande passo pelas as causas ambientais foi a realização do 1º Seminário S.O.S Rio Muzambo, que aconteceu no dia 26 de novembro de 2015, em parceria com o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.
De acordo com Reges, um amplo debate sobre tudo o que degrada o rio foi realizado, como a poluição através do esgoto, a destruição progressiva da mata ciliar, a recuperação de nascentes e as formas de preservá-las, a exploração sem controle da areia para construção civil, e talvez o mais importante, a importância do controle da retirada desses recursos naturais. Outros pontos destacados foi o manejo da terra em áreas próximas ao rio pela atividade agropecuária, também sobre formas de educação ambiental, além do debate sobre a pesca predatória e a necessidade de mais entidades se unirem ao grupo.
O grupo agora apresentará uma carta, fruto do 1º seminário S.O.S Rio Muzambo com um plano de ação afim de continuar com as atividades ambientais. O grupo ainda sugeriu a apresentação de um projeto de lei para todas as câmaras municipais das cidades onde rio percorre, para que aprovem o dia 26 de novembro como o “Dia da Conscientização do Rio Muzambo”, garantindo que o tema seja sempre lembrado e debatido anualmente.
O Rio Muzambo
O rio Muzambo nasce entre Muzambinho (MG) e Tapiratiba (SP) e percorre cerca de 110 KM passando por Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Areado e Alterosa até desaguar na Represa de Furnas. Outro dado importante é que o rio fornece de 11 a 13% do volume de água para a Bacia de Furnas.
Das cinco cidades, apenas Alterosa trata boa parte do esgoto doméstico e industrial que é produzido na cidade.
O Grupo
Há cerca de 20 anos foi criado o CAMU – Canoeiros do Rio Muzambo voltados a prática de lazer para adeptos da canoagem, com o passar do tempo visualizando a degradação do rio, há um ano o grupo agregou o tema ecologia, para fazer ações especificas para proteção do rio, sendo criado assim o S.O.S Rio Muzambo, um grupo de apoio ao Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza com sede em Monte Belo, que oferece toda consultoria técnica para as ações ambientais.
Atualmente, o grupo conta com mais de 20 colaboradores. Os interessados em acompanhar e colaborar com as atividades do grupo pode solicitar a permissão através da página oficial no Facebook.
*Fotos: S.O.S Rio Muzambo
Compartilhar