Campus Muzambinho terá o 2º maior estacionamento com placas fotovoltaicas do Brasil
09.02.2017
Estacionamento faz parte do projeto IF Solar iniciado em 2016.
O Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS conclui nessa semana as obras de construção do segundo maior estacionamento do Brasil e o maior de Minas Gerais, inteiramente coberto com placas fotovoltaicas.
O estacionamento faz parte do projeto IF Solar, que teve início em 2016. Apresentado no Conselho Nacional das instituições da Rede Federal, pelo IFSULDEMINAS, o projeto visa promover a geração de energia solar em 82 unidades da rede.
Segundo Domingos Mendes Machado, responsável pela obra e funcionário da Silveira Engenharia, empresa licitada para realização do projeto, a construção de 450 m² caracteriza o estacionamento do Campus Muzambinho, como o segundo maior projeto do tipo no Brasil e o maior do estado de Minas Gerais.
Domingos ainda explicou que a usina funciona em paralelo com a rede que fornece energia para o município, “se você esta produzindo e não está consumindo, o sistema joga a energia na rede que vira um crédito para você usar no dia seguinte, caso não produza o suficiente. Há então uma troca de energia. O sistema fica paralelo à rede, ou seja, o medidor é trocado e passa a ser bidirecional, medindo tanto a geração, como o consumo. Assim, em um dia com sol forte, se o sistema gerar mais energia do que o consumo necessário, esse excedente passa para a rede da Cemig e, futuramente, se você estiver produzindo menos que o consumo, você pode consumir aquele excedente”.
O sistema tem capacidade de geração de 70 kW de pico mensal, o que representará uma economia aproximada de 6% na conta de energia para o Campus Muzambinho.
A usina é composta por 5 inversores, cada um com 15 mil watts de potência e 264 módulos fotovoltaicos, de 1,7m² de área e 265 watts de produção por placa. E o estacionamento tem capacidade para 35 automóveis.
Segundo o responsável pela implementação do projeto no Campus Muzambinho, Roberto Cássio da Silva, o sistema garantirá cerca de 6% da demanda de energia do Campus. Ainda segundo Roberto, também são encarregados do projeto na instituição os funcionários Gregório Barroso de Oliveira Prosperi e Silas Batista Goulart.
O sistema terá seu consumo e produção monitorados, em tempo real, pelo Campus e pela empresa contratada, através de um aplicativo de celular que disponibiliza as informações da usina via wireless. Será possível, portanto, determinar a capacidade de economia da instituição e analisar o status de geração de energia da usina por acesso remoto.
Fotos: Tatiana de Carvalho Duarte/Théo Podestá

Compartilhar
Veja também

Prefeitura de Cabo Verde vai realizar curso de classificação e degustação de café
06.07.2022
5G: tecnologia deve chegar a todas as cidades do Sul de Minas até 2029
06.07.2022
Homem de 54 anos fica ferido após sofrer queimaduras e inalar fumaça em incêndio em Bandeira do Sul, MG
06.07.2022
Jovem de 20 anos que teve corpo queimado após acidente doméstico aguarda transferência para hospital em BH
05.07.2022
Julho Fest começa nesta quarta em Poços de Caldas
05.07.2022
Batida de frente entre carros deixa feridos, com um preso às ferragens em Guaxupé, MG
05.07.2022
Idosa de 87 anos é a 179ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
05.07.2022
Novos 121 casos de Covid-19 foram informados no mais recente boletim de Muzambinho
05.07.2022
'Bloqueado', de Gusttavo Lima, é a música mais tocada nas rádios em 2022
04.07.2022