Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS
04.07.2025
Aposentados e pensionistas receberão valores na folha de pagamento.O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, homologou, nesta quinta-feira (3), o acordo que prevê a devolução integral e imediata dos descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do INSS que eram destinados a entidades associativas. O ressarcimento será feito diretamente na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas lesados.
O beneficiário que aderir ao acordo deverá concordar em receber os valores na esfera administrativa e desistir de ações judiciais contra a União e o INSS. No entanto, fica preservado o direito de ingressar com ações na justiça estadual para postular outros direitos em face das associações envolvidas. As ações coletivas propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) serão extintas.
Com a homologação, os pagamentos devem começar no dia 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias. Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários.
Toffoli não aceita abertura de crédito extraordinário
Toffoli não aceitou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para determinar a abertura de crédito extraordinário no orçamento para viabilizar o ressarcimento, por entender que essa medida é de competência do Congresso Nacional. No entanto, para o ministro, os recursos para o pagamento poderão ficar fora do limite de gastos do novo arcabouço fiscal.
A audiência de conciliação realizada no STF em 24 de junho contou com a participação de representantes da União, do INSS, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União (DPU) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Fraternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025