Festival terá concurso com mais de 100 queijos e degustações abertas ao público em Itanhandu

30.04.2026

Produtores de 10 cidades disputam premiação e vaga em concurso estadual durante o evento.

Começa nesta quinta-feira (30), em Itanhandu, no Sul de Minas, o Festival Gastronômico Aromas & Sabores 2026. O evento reúne produtores, chefs e visitantes e será realizado no Parque de Exposições João da Silva Costa até o próximo domingo (3), integrando ações voltadas ao fortalecimento do turismo rural e da economia local.

Um dos principais destaques da programação é o 4º Concurso Regional de Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, que acontece nesta sexta-feira (1º), a partir das 13h30, no mesmo local. Ao todo, 122 queijos de 48 produtores, representantes de 10 municípios da região, participam da disputa. A premiação está prevista para as 19h, seguida de degustação dos produtos concorrentes.

Participam produtores das cidades de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa Quatro, Pouso Alto e Virgínia, reforçando o crescimento e a abrangência da produção artesanal na Mantiqueira de Minas.

Realizado pela Emater Minas Gerais, em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas (Apromam) e a prefeitura, o concurso busca ampliar a visibilidade dos produtores e valorizar a qualidade dos queijos da região, segundo os organizadores.

Os queijos serão avaliados por um júri técnico, sem identificação dos produtores, garantindo imparcialidade no julgamento. Entre os critérios analisados estão apresentação externa e interna, cor, consistência, odor e sabor.

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com troféus de campeão, vice-campeão e terceiro lugar. Os dez melhores queijos de cada grupo também se classificam para o 19º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais.

Ao longo dos quatro dias de evento, o público poderá participar de degustações orientadas e harmonizações que combinam queijos com vinhos, cervejas artesanais e cachaças da região, além de vivenciar experiências sensoriais que exploram sabores, aromas e técnicas da culinária local.

A programação inclui ainda shows com artistas regionais e do cenário nacional, apresentações culturais, oficinas gastronômicas e pratos que transitam entre o tradicional e o contemporâneo. Receitas típicas, como o Pudim de Claras com baba de moça, dividem espaço com criações autorais elaboradas a partir de ingredientes regionais.

O festival conta com apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Prepara Gastronomia, que atua na qualificação de empreendedores e na curadoria dos pratos apresentados, contribuindo para elevar o padrão da experiência oferecida ao público.

Confira os artistas que se apresentarão no evento:

30/04 – Quinta-feira, 23h: Legião Urbana Cover do Brasil

01/05 – Sexta-feira, 23h: Capital Elétrico

02/05 – Sábado, 23h: Milton Guedes

03/05 – Domingo, 16h: Atitude 67

Foto: Divulgação

Compartilhar

Fonte - g1 Sul de Minas

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO