PF cumpre mandados de busca contra crimes de ódio aos judeus e apologia ao nazismo

11.07.2025

Operação 'Shoah' tem como alvo um homem de Três Pontas (MG).

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a operação "Shoah", com o objetivo de combater crimes de preconceito e incitação ao ódio contra judeus. Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços ligados a um morador de Três Pontas.

De acordo com a PF, a investigação iniciou após uma denúncia da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que alertou as autoridades sobre publicações antissemitas feitas por um perfil em uma rede social. A análise do conteúdo revelou postagens que exaltavam o nazismo, defendiam grupos terroristas e pregavam o extermínio de judeus.

Os agentes conseguiram identificar o suposto autor das postagens usando técnicas de investigação digital. O objetivo da operação é reunir provas que confirmem a participação do investigado nos crimes e, se for o caso, identificar outros envolvidos.

Ainda segundo a PF, o suspeito poderá responder pelos crimes de preconceito racial agravado pela divulgação em redes sociais e incitação pública à prática de crimes, cujas penas somadas podem ultrapassar cinco anos de reclusão.

O nome da operação, “Shoah” – termo em hebraico que significa “catástrofe” – faz referência ao Holocausto, o genocídio de aproximadamente seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. "A escolha do nome simboliza o compromisso da Polícia Federal no combate a manifestações de ódio semelhantes ao que o nome representa", informou a PF em nota. 


Foto: Divulgação Polícia Federal

Compartilhar

Fonte - g1 Sul de Minas

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO