Oito em cada dez mortes por síndromes respiratórias na região são de idosos, aponta Secretaria de Saúde
10.07.2025
Regionais de saúde de Varginha e Pouso Alegre concentram maior número de óbitos na faixa etária,Oito em cada dez mortes por complicações de síndromes respiratórias registradas no Sul de Minas envolvem pessoas com mais de 60 anos. As regionais de saúde de Varginha e Pouso Alegre concentram o maior número de óbitos nessa faixa etária, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
A costureira Maria do Carmo Santos, moradora de Varginha, é um dos exemplos de quem enfrentou complicações respiratórias nos últimos meses. Após ser diagnosticada com pneumonia, ela precisou interromper o trabalho e segue em tratamento.
“Passei internada na UPA, tive muita dor nas costas, muita falta de ar, muita canseira. Até para subir da minha casa, que é aqui pertinho da loja, a canseira já vinha”, contou. Com o agravamento do quadro, ela também atrasou a vacinação contra a gripe. “Tomei da Covid e agora estou esperando liberar pra tomar a da gripe.”
De acordo com o médico pneumologista Fábio Gomes, a síndrome respiratória é causada por diferentes vírus, como influenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório e o próprio coronavírus. Os sintomas incluem tosse, febre, dor no corpo e dor de garganta, podendo evoluir para quadros graves de pneumonia, septicemia e até morte.
“Entre os idosos, os sintomas são ainda mais graves, pois eles já têm a imunidade mais baixa e, muitas vezes, outras doenças pulmonares, como enfisema, bronquite ou asma”, explicou.
O painel da Secretaria de Estado de Saúde mostra que os números aumentaram neste ano. Em Pouso Alegre, as mortes por síndrome respiratória aguda grave em idosos passaram de 19 no primeiro semestre de 2023 para 27 no mesmo período de 2024. Já em Varginha, os óbitos subiram de 22 para 44.
Para a coordenadora de imunização de Varginha, Luana Alves de Oliveira Teixeira, parte dessas mortes e internações poderia ter sido evitada com a vacinação em dia.
“A vacina disponível hoje protege contra três tipos de influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. E justamente neste ano, a Fiocruz já comprovou que 74% dos casos de síndrome respiratória aguda grave estão sendo causados pela influenza A”, alertou.
Lembrando que em Muzambinho as vacinas estão disponíveis e a Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho reforça a importância da vacinação contra a gripe e a Covid-19, além da adoção de medidas preventivas para evitar síndromes gripais.
- Vacinação:
- Vacina da gripe (influenza): disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. É essencial, principalmente para crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
- Vacina contra a Covid-19: indicada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para grupos prioritários, como: Idosos com 60 anos ou mais, Gestantes e pessoas com comorbidades.
Lembrando que as salas de vacina atendem de segunda a sexta, das 8h às 16h30 no posto de saúde do Alto do Anjo e no Ambulatório Central, mas há também vacinação dos PSF’s em dias determinados. Procure a unidade de saúde mais próxima e saiba mais.

Compartilhar
Veja também

Guaxupé recebe a 73ª Exposição Nacional de Orquídeas com programação especial entre os dias 18 e 20 de julho
11.07.2025
Prefeitura divulga nota a imprensa sobre Ministério Público a respeito do transporte escolar em Carmo do Rio Claro
11.07.2025
INSS: quem teve desconto pode aderir ao acordo a partir desta sexta (11)
11.07.2025
PF cumpre mandados de busca contra crimes de ódio aos judeus e apologia ao nazismo
11.07.2025
IPTU 2025 e Alvará/Taxas de 2025 estão sendo entregues pelos correios
11.07.2025
Operação prende líder de grupo criminoso que aplicava fraudes milionárias com maquinários agrícolas em MG
10.07.2025
Lula responde a Trump e diz que país não aceitará ser tutelado
10.07.2025
Prazo para edital de microchipagem de cães e gatos em Minas Gerais termina em 11/7
10.07.2025
Projeto “Muzambinho através dos meus olhos” incentiva crianças a conhecerem e preservarem o patrimônio histórico da cidade
10.07.2025