Exame genético da Unifal ajuda no diagnóstico e tratamento mais preciso do câncer pelo SUS
10.07.2025
Análise detecta alterações cromossômicas nas células cancerígenas.Um exame genético desenvolvido pelo Laboratório de Genética da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) está oferecendo gratuitamente, por meio do SUS, um diagnóstico mais preciso do câncer para pacientes atendidos na Santa Casa da cidade.
A análise, inédita no Sul de Minas, detecta alterações cromossômicas nas células cancerígenas e permite definir tratamentos mais eficientes, específicos e menos invasivos, aumentando as chances de sucesso terapêutico e a sobrevida dos pacientes.
O exame é feito a partir de uma amostra de sangue e permite identificar mutações genéticas que ajudam os médicos a escolher a terapia mais adequada.
Foi o que aconteceu com Katiane Mendes Silva Rezende, moradora de Muzambinho, que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda após o exame. "É um exame simples, feito na lombar e com anestesia local. Foi ele que confirmou o tipo de leucemia e direcionou o tratamento", relatou.
A quimioterapia, ainda comum nos tratamentos oncológicos, atinge tanto células doentes quanto saudáveis, o que pode causar muitos efeitos colaterais. Com a análise genética, é possível adotar tratamentos mais seletivos e menos agressivos.
“Essas alterações definem a melhor abordagem terapêutica, com fármacos específicos, o que pode aumentar significativamente a sobrevida dos pacientes”, explicou o professor Maurício Castro Gamero, doutor em genética e responsável pelo laboratório.
A oferta do exame é fruto de uma parceria entre a Unifal e a Prefeitura de Alfenas. A universidade destaca que essa ação aproxima a ciência da população e reforça seu papel social. “É uma grande conquista poder levar bem-estar e qualidade de vida à nossa população”, afirmou Gamero.
Atualmente, apenas pacientes da Santa Casa de Alfenas têm acesso ao exame, mas a Secretaria de Saúde da cidade estuda ampliar o atendimento por meio do consórcio intermunicipal.
“Já levamos essa possibilidade ao conhecimento dos secretários da região e estamos aguardando os trâmites para que o exame seja oferecido também a outros municípios do Sul de Minas”, informou a secretária Andrea Souza.
A iniciativa tem mudado a vida de pacientes como Katiane, que está perto de concluir o tratamento com esperança renovada. “Eu estou curada, mas o câncer pode voltar. Já temos indicação de transplante e minha irmã será a doadora. Estou ansiosa, mas confiante de que vai dar tudo certo”, disse.

Compartilhar
Veja também

Guaxupé recebe a 73ª Exposição Nacional de Orquídeas com programação especial entre os dias 18 e 20 de julho
11.07.2025
Prefeitura divulga nota a imprensa sobre Ministério Público a respeito do transporte escolar em Carmo do Rio Claro
11.07.2025
INSS: quem teve desconto pode aderir ao acordo a partir desta sexta (11)
11.07.2025
PF cumpre mandados de busca contra crimes de ódio aos judeus e apologia ao nazismo
11.07.2025
IPTU 2025 e Alvará/Taxas de 2025 estão sendo entregues pelos correios
11.07.2025
Operação prende líder de grupo criminoso que aplicava fraudes milionárias com maquinários agrícolas em MG
10.07.2025
Lula responde a Trump e diz que país não aceitará ser tutelado
10.07.2025
Prazo para edital de microchipagem de cães e gatos em Minas Gerais termina em 11/7
10.07.2025
Projeto “Muzambinho através dos meus olhos” incentiva crianças a conhecerem e preservarem o patrimônio histórico da cidade
10.07.2025