Chikungunya: SES-MG confirma morte em Arceburgo; óbito é o 1º registrado no estado em 2025
06.02.2025
Paciente é uma mulher de 85 anos que tinha comorbidades.A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro óbito por chikungunya no estado neste ano, em Arceburgo, no Sul de Minas.
A paciente é uma mulher de 85 anos que apresentava comorbidades (diabetes e hipertensão). O óbito ocorreu em 20 de janeiro de 2025.
Familiares disseram que ela não havia apresentado sintomas associados à dengue até o dia da internação. Ela deu entrada no pronto-socorro em 19 de janeiro com sinais de prostração, dor abdominal e hemorragia digestiva e morreu um dia depois.
De acordo com o painel de monitoramento da SES-MG, Minas Gerais tem 1.637 casos de chikungunya confirmados até esta quinta-feira (6).
Segundo o Ministério da Saúde, até 30 de janeiro, três pessoas haviam morrido por chikungunya no Brasil este ano, todas no estado de Mato Grosso.
Sintomas da chikungunya — Foto: Ministério da Saúde
Febre Amarela
Na terça-feira (4), também foi confirmada a primeira morte causada pela febre amarela no estado de Minas Gerais. O caso foi registrado em Extrema (MG).
O paciente era um homem de 21 anos, morador de Bragança Paulista (SP), que trabalhava na cidade. Ele morreu em 18 de janeiro de 2025.
Tanto a chikungunya quanto a febre amarela, assim como a dengue e a zika, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o último boletim epidemiológico da SES-MG, até segunda-feira (3), Minas Gerais registrou 6.277 casos confirmados de dengue - desses 299 em cidades do Sul de Minas - com dois óbitos confirmados e 11 em investigação.
Também há um caso de Zika confirmado no estado.
Compartilhar
Veja também
Poços de Caldas proíbe o uso de charretes turísticas puxadas por cavalos
12.12.2025
Cemig orienta consumidores sobre economia de energia com a proximidade do verão em Minas Gerais
12.12.2025
Motiva vence leilão da Fernão Dias e assume concessão até 2040
12.12.2025
Homem é condenado por golpe de R$ 1,5 milhão contra idosa em Passa Quatro, MG
12.12.2025
Professor morre após caminhonete avançar sobre calçada em São Gonçalo do Sapucaí
12.12.2025
Bombeiros de Guaxupé atuam em capotamento de caminhão baú no trevo do Japy
12.12.2025
Audição de Piano reúne alunos da professora Lurdinha de Carvalho em Muzambinho
11.12.2025
São Pedro da União divulga programação dos 82 anos com três dias de festa e show dos Inimigos da HP no Réveillon
11.12.2025
Muzambinho recebeu novo ônibus do programa Transporta SUS para reforço ao atendimento de pacientes da saúde
11.12.2025