Moradores unem dinheiro e trabalho para reforma de hospital em Serrania
11.03.2015
Vigilância Sanitária exigiu alterações no imóvel para manter funcionamento. População ajudou com doação de verba para reforma e trabalho voluntário.A crise financeira 'assombra' mais um hospital no Sul de Minas. Em Serrania (MG), a Vigilância Sanitária exigiu que a unidade fosse reformada para continuar atendendo a população. Sem dinheiro para atender à exigência, o hospital corria o risco de fechar as portas. Para realizar a reforma, a direção do hospital promoveu eventos beneficentes e com doações da população, conseguiu a verba necessária. Alguns moradores ainda colocaram a "mão na massa" e ajudaram com trabalho voluntário.
No imóvel onde funciona o hospital, as portas eram estreitas e as janelas de ferro estavam enferrujando, o que causa riscos de contaminação. Os quartos da enfermaria precisaram ser reformados para suítes. As janelas deveriam ser de vidro para facilitar a limpeza e evitar contaminação, e as portas alargadas para dar passagem a novas macas. Todas as exigências foram feitas pela Vigilância Sanitária, que ameaçou até fechar o hospital caso a reforma não fosse realizada.
"A gente tinha que atender uma necessidade da Vigilância Sanitária, que já exigia que essas correções fossem feitas e chegou um prazo que eles determinaram que não iriam adiar mais. Corria o risco de fechar sim, porque hospital de cidade pequena, a tendência seria essa mesmo. A gente não chegou a esse ponto porque a ajuda é geral, mas é um apoio que tem de ser de todos", disse a gestora do hospital, Eliana Fernandes.
Para conseguir a verba, no ano passado a direção do hospital promoveu uma quermesse e fez um mutirão para pedir doações de porta em porta. Foram arrecadados R$ 40 mil, mas a ajuda não parou por aí.
"Fizemos um mutirão, uma ajuda voluntária, onde o pessoal se dispôs a fazer o serviço voluntário e doações foram aproveitadas, materiais com descontos, essas coisas", disse a gestora.
Mas além da verba para reforma, faltava o dinheiro para a mão de obra. Só com pedreiros e serventes, era preciso mais R$ 10 mil. Sabendo disso, o mestre de obras Otoniel Lago de Souza, que já é voluntário no hospital, se ofereceu para trabalhar de graça e ainda levou uma equipe disposta a ajudar.
"Eu parei com meus trabalhos fora para investir tudo no hospital. Todo mundo está demonstrando ajuda, interesse em fazer. Eu faço por prazer, para ajuda a população", disse Souza.
Em duas semanas, a enfermaria vai estar pronta para atender os cerca de 7 mil habitantes de Serrania. Mas além da reforma, ainda há muita coisa para ser feita no hospital e a administração, mais uma vez, diz que espera contar com a solidariedade da população.
"O negócio é entender que se unir, nós vamos conseguir muita coisa para a cidade", finaliza Eliana.
Compartilhar
Veja também
Vendaval causa destelhamentos, queda de árvores e deixa famílias desalojadas em Monte Sião
30.09.2026
Monte Belo está entre as cidades que se destacam na geração de empregos no acumulado do ano, segundo Caged
30.09.2026
Aulas são suspensas em creche de Andradas após suspeita de casos de sarna humana
28.09.2026
Homem morre e outro fica ferido após carro cair de ponte em Borda da Mata
28.09.2026
Adolescente de 16 anos morre afogado em açude de Campanha
28.09.2026
Carreta perde o freio e tomba em Santa Cruz das Palmeiras
25.09.2026
Motociclista morre e mulher fica ferida após colisão frontal na MG-179, em Pouso Alegre
25.09.2026
Tecnologia criada por estudantes transforma dados do clima em orientação para agricultores em Santa Rita do Sapucaí
25.09.2026
Ação de conscientização do Outubro Rosa Pet em Muzambinho será realizado no próximo sábado, 26 de setembro
23.09.2026