Prefeitura de Guaxupé pede retirada de gato que vivia em biblioteca pública e moradores questionam decisão em MG
08.07.2022
Gato vivia na biblioteca desde 2018, quando tutores que tinham uma loja de noivas deixaram o animal.Há dez dias os frequentadores da Biblioteca Municipal Iracema Elias podem perceber que algo mudou no local. É que desde o dia 28 de junho o gato Lelo, que vivia na repartição foi retirado do local. O animal foi levado para casa de um servidor da Biblioteca, mas fugiu, e agora está em um lar temporário. O animal foi retirado por ordem da Secretaria de Cultura, que teria recebido reclamação de um frequentador da Biblioteca.
"Até onde sei, uma pessoa, que sabemos quem é. A outra reclamação que receberam não sabemos de quem veio. Para nós, funcionários da biblioteca, não (houve reclamação). A única vez que se manifestou à respeito do Lelo foi quando disse que não gostava de gatos", disse o bibliotecário Rodrigo Ferreira.
Após a ordem para retirar o felino da biblioteca, Rodrigo levou Lelo para casa dele, no último dia 28 de junho, mas como o servidor tem outros gatos, Lelo não se adaptou e acabou fugindo.
"Sexta passada eu o encontrei no quintal de uma casa vizinha que está desocupada. Consegui atraí-lo pra mim, e a Gisele chegou aqui em casa com uma gaiolinha pra transporte de gatos. Coloquei o Lelo na gaiola e a Gisele o levou para casa. Desde então está na casa dela, em lar temporário", informou o servidor.A autônoma Gisele Cunha é quem está cuidando do gato.
Segundo a reportagem do Portal da Cidade Guaxupé, Gisele explicou que desde que Lelo chegou à casa dela, que já possui gatos e cachorro, ele está sendo mantido dentro de um quarto.
"Hoje tentei soltá-lo no quintal, mas não deu certo. Dá pra perceber que ele está sentindo falta da biblioteca", ressaltou a autônoma que informou ainda que Lelo está na casa dela como lar temporário. " Eu só vou entregar ele para quem eu tiver certeza que vai tratá-lo bem, ou para voltar para biblioteca. Ele é um gato idoso e sente muito a falta do espaço", explicou.
Foto: reprodução Twitter
Há 4 anos
Lelo está na Biblioteca Municipal Iracema Elias desde o final de 2018. O gato vivia na casa ao lado da repartição, na Rua Tiradentes, onde funcionava uma loja de aluguel de trajes de festa e vestido de noivas, mas foi deixado pelo antigos tutores no local. Segundo Rodrigo, ele colocava água e comida para o gato.
"Os donos dessa loja de noivas eram os cuidadores do Lelo. Até se mudarem de cidade e deixarem o Lelo pra trás, justificando que ele não se adaptarei ao novo lar. Ele já vivia lá naquela região antes de nos mudarmos pra lá. Só passou a frequentar a biblioteca quando os ex-cuidadores o abandonaram. Por volta de setembro ou outubro de 2018 eu comecei a oferecer água e ração para ele. A Gisele também ajudou com isto no início. E chegou a dar ração e água pra ele nos fins de semana, quando a biblioteca não abre. Mas desde então ele não saiu mais da biblioteca", explicou o funcionário.
De acordo com Rodrigo, Lelo dormia fora da biblioteca, na varanda dos fundos do prédio. Segundo ele, o gato era uma atração na biblioteca.
"A maioria gosta dele. Brinca com ele. Acha engraçado e bonito. Tem pessoas que só vão lá para visitar o Lelo. Inclusive tem um servidor municipal, que ficou amigo do Lelo. Muita gente disse que ele é parecido com um gatinho que já tiveram. Era um animal muito querido. Fazia bem pros funcionários e pros leitores. Era uma presença agradável e que ajudava a nos desestressar ao longo do dia", revela.
Lelo é castrado e está com todas as vacinas em dia.
Ainda segundo a reportagem do Portal da Cidade Guaxupé, questionada sobre o caso, a Prefeitura não havia se pronunciado até a publicação da reportagem.
Compartilhar
Veja também
Integrantes de organização criminosa são condenados por roubos em propriedades rurais na região
14.10.2026
Piranhas são registradas no Rio Grande após aparecimentos no Lago de Furnas e preocupam pescadores
14.10.2026
Campos Gerais entra na lista de cidades da região com casos de sarna humana
07.10.2026
Muzambinho recebe o 2º Seminário de Apicultura e Meliponicultura e o 1º Festival Café com Mel nos dias 06 e 07 de novembro
07.10.2026
Outubro Rosa terá palestra inspiradora e especial em Muzambinho
07.10.2026
Criança de 2 anos é morta baleada em Poços de Caldas
06.10.2026
Incêndio de grandes proporções atinge residência no bairro Barra Funda, em Muzambinho
06.10.2026
ANM cobra mais de R$ 38 milhões da AMG Brasil por compensação da exploração mineral em Nazareno
02.10.2026
Investimentos de empresas estrangeiras colocam região na disputa global por terras raras
02.10.2026