Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo
12.02.2026
Relatório World Cooperative Monitor 2025 destaca a força econômica da cooperativa cafeeira.A Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo, de acordo com a World Cooperative Monitor (WCM) 2025. O estudo, produzido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse), analisa o desempenho econômico e o impacto social das maiores cooperativas do mundo.
A edição de 2025 do ranking tem caráter especial por coincidir com o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo, além dos dados econômicos, reuniu entrevistas com lideranças cooperativistas globais, destacando iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional e a inclusão da melhoria da qualidade de vida das comunidades onde as cooperativas
Maiores cooperativas do mundo
Para a Cooxupé, estar entre as maiores cooperativas do mundo é um reflexo direto do trabalho de mais de 21 mil famílias cooperadas. Presente em mais de 360 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Média Mogiana, a nossa cooperativa celebra 94 anos de história com a seriedade que o mercado exige.
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destaca que o reconhecimento internacional reforça a missão da cooperativa. "Estar entre as 300 maiores cooperativas do mundo é um reconhecimento ao trabalho das nossas famílias cooperadas. Esse resultado reforça nosso compromisso com uma cafeicultura sustentável e respeitada globalmente."
Cooperativismo brasileiro
O ranking, lançado em 2012, conta com 21 cooperativas brasileiras no total, mostrando a relevância econômica e social do modelo cooperativista nacional em um cenário cada vez mais competitivo.
O WCM 2025 também apontou a expansão contínua do cooperativismo em escala global. O faturamento agregado das 300 maiores cooperativas passou de US$1,9 trilhão em 2017 para US$2,78 trilhões em 2023.
Compartilhar
Veja também
Criminosos invadem farmácia e furtam medicamentos para emagrecimento em Pouso Alegre
12.02.2026
Curso de Maquiadora do Programa Mulheres Mil está com inscrições abertas até 24 de fevereiro em Muzambinho
12.02.2026
Prefeitura de Muzambinho informa sobre horários da coleta de lixo nos dias de Carnaval
11.02.2026
ANTT homologa renúncia e Viação Santa Cruz cancela quatro linhas interestaduais no Sul de Minas
11.02.2026
PRF inicia Operação Carnaval 2026 nas rodovias federais
11.02.2026
Mulher de 23 anos é morta e ex-companheiro é preso suspeito de feminicídio em Ouro Fino, MG
11.02.2026
Morre vítima de acidente que deixou feridos após árvore cair sobre pista da MG-050
11.02.2026
Restrições são impostas a homem suspeito de tentar furtar helicóptero em Caxambu (MG)
11.02.2026
Inscrições abertas para curso gratuito de Garçom em Muzambinho
11.02.2026