Mais 2 escolas são ocupadas por alunos contra a PEC 241 no Sul de MG
21.10.2016
Em Poços de Caldas, movimento já chegou a duas instituições. Em Campestre, estudantes iniciaram protesto nesta sexta-feira (21).Estudantes de mais duas escolas estaduais decidiram aderir ao movimento de ocupações contra a PEC 241 no Sul de Minas nesta sexta-feira (21). Desde às 7h, estão ocupadas as escolas estaduais Doutor Arlindo Pereira, o Polivalente, de Poços de Caldas (MG), e Rui Barbosa, em Campestre (MG).
A PEC 241 é a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas. Os movimentos de ocupação tentam evitar que o texto seja votado em segundo turno na Câmara dos Deputados nos dias 24 e 25 de outubro.
Na região, já há ocupações na Escola Estadual David Campista, também em Poços, e no campus Inconfidentes (MG) do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas). Na David Campista, a ocupação começou na terça-feira (18). Em Inconfidentes, o movimento teve início na tarde desta quinta-feira (20).
O presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Rui Barbosa, o estudante Matheus Rugani Melo, de 16 anos, disse que pelo menos 100 alunos pretendem acampar na instituição até às 22h de segunda-feira (24). Ele diz que os estudantes entendem a intenção da PEC, mas não concordam com o impacto que ela terá sobre alguns setores.
"A PEC vai ser boa para desafogar a crise financeira do Brasil. O que não pode ser feito é o congelamento dos investimentos de educação e saúde por 20 anos", observa.
Já no Colégio Polivalente, as primeiras informações são de que cerca de 40 estudantes participam da ocupação. A escola não possui grêmio estudantil e cinco estudante lideram o movimento. Eles garantem que a manifestação é por tempo indeterminado.
Pela manhã, os alunos estiveram reunidos com a direção da escola e um representante da Secretaria de Estado da Educação, o diretor de Ensino Médio Wladimir Coelho. O Polivalente tem 1.050 estudantes e o teor da conversa não foi divulgado.
Em Varginha
Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) também anunciaram que vão ocupar o campus Varginha a partir de segunda-feira. O estudante de Economia, Pablo Rabelo, de 24 anos, disse que a decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (20), da qual cerca de 200 pessoas participaram.
"Nosso movimento é contra a PEC 241, porque entendemos que vai tirar investimentos da educação e da saúde, e em apoio ao indicativo de greve dos professores da Unifal, que devem parar no dia 9 de novembro", disse Rabelo.
*Fotos: (Matheus Melo/Campestre - Reprodução/Ocupa Polivalente - Levante Popular da Juventude)

Compartilhar
Veja também

Cemig SIM oferece energia mais barata para moradores de Muzambinho
05.07.2025
25ª Cavalhada de Palmeiral celebra a cultura sertaneja com música e tradição em Botelhos
04.07.2025
Prouni do 2º semestre: inscrições terminam nesta sexta
04.07.2025
Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS
04.07.2025
Operação Ianque desarticula quadrilha especializada em furtos e roubos a propriedades rurais na região
04.07.2025
Muzambinhense recebe homenagem nacional por destaque no marketing digital
04.07.2025
Curso de Prospecção de Clientes tem inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Curso Gratuito de Derivados do Leite está com inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Idosa entrega cartão com senha e pode ter sofrido golpe em Monte Belo
03.07.2025