Mais 2 escolas são ocupadas por alunos contra a PEC 241 no Sul de MG
21.10.2016
Em Poços de Caldas, movimento já chegou a duas instituições. Em Campestre, estudantes iniciaram protesto nesta sexta-feira (21).Estudantes de mais duas escolas estaduais decidiram aderir ao movimento de ocupações contra a PEC 241 no Sul de Minas nesta sexta-feira (21). Desde às 7h, estão ocupadas as escolas estaduais Doutor Arlindo Pereira, o Polivalente, de Poços de Caldas (MG), e Rui Barbosa, em Campestre (MG).
A PEC 241 é a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas. Os movimentos de ocupação tentam evitar que o texto seja votado em segundo turno na Câmara dos Deputados nos dias 24 e 25 de outubro.
Na região, já há ocupações na Escola Estadual David Campista, também em Poços, e no campus Inconfidentes (MG) do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas). Na David Campista, a ocupação começou na terça-feira (18). Em Inconfidentes, o movimento teve início na tarde desta quinta-feira (20).
O presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Rui Barbosa, o estudante Matheus Rugani Melo, de 16 anos, disse que pelo menos 100 alunos pretendem acampar na instituição até às 22h de segunda-feira (24). Ele diz que os estudantes entendem a intenção da PEC, mas não concordam com o impacto que ela terá sobre alguns setores.
"A PEC vai ser boa para desafogar a crise financeira do Brasil. O que não pode ser feito é o congelamento dos investimentos de educação e saúde por 20 anos", observa.
Já no Colégio Polivalente, as primeiras informações são de que cerca de 40 estudantes participam da ocupação. A escola não possui grêmio estudantil e cinco estudante lideram o movimento. Eles garantem que a manifestação é por tempo indeterminado.
Pela manhã, os alunos estiveram reunidos com a direção da escola e um representante da Secretaria de Estado da Educação, o diretor de Ensino Médio Wladimir Coelho. O Polivalente tem 1.050 estudantes e o teor da conversa não foi divulgado.
Em Varginha
Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) também anunciaram que vão ocupar o campus Varginha a partir de segunda-feira. O estudante de Economia, Pablo Rabelo, de 24 anos, disse que a decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (20), da qual cerca de 200 pessoas participaram.
"Nosso movimento é contra a PEC 241, porque entendemos que vai tirar investimentos da educação e da saúde, e em apoio ao indicativo de greve dos professores da Unifal, que devem parar no dia 9 de novembro", disse Rabelo.
*Fotos: (Matheus Melo/Campestre - Reprodução/Ocupa Polivalente - Levante Popular da Juventude)

Compartilhar
Veja também

Suspeito de roubo em Alpinópolis lança pedra contra policial e acaba preso após perseguição
15.09.2025
Homem é preso após provocar incêndio de grandes proporções em Poços de Caldas
15.09.2025
Mulher fica ferida após carro capotar em rodovia entre Alfenas e Campos Gerais
15.09.2025
9ª edição do Concurso de Qualidade de Café de Muzambinho recebe 105 amostras de 76 produtores
15.09.2025
Queijos artesanais de Aiuruoca, Araxá, Itamonte e São Roque são eleitos os melhores de Minas Gerais
15.09.2025
Três Pontas celebra 120 anos de morte do Beato Padre Victor
15.09.2025
Motoristas já podem quitar débitos via Pix durante blitz e evitar remoção do veículo em Minas Gerais
15.09.2025
Minas Gerais terá o primeiro centro de reciclagem de ímãs de terras raras do Hemisfério Sul em Poços de Caldas
15.09.2025
Unidade Móvel do Senac está com 192 vagas em oficinas gratuitas de gastronomia em Muzambinho
11.09.2025