Atleta de Poços de Caldas conquista Campeonato Brasileiro de Parapente
13.09.2016
Cristiano Ricci da Silva, mais conhecido como Vermelho, se sagrou campeão na rampa do Horizonte Perdido, em Araxá (MG), no último sábado (10)O campeão brasileiro de parapente é do Sul de Minas. O vencedor foi Cristiano Ricci da Silva, mais conhecido como Cristiano Vermelho. Ele é de Poços de Caldas (MG) e conquistou no último sábado (10) o primeiro título de campeão brasileiro da carreira.
A disputa da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre e Parapente aconteceu na rampa do Horizonte Perdido, em Araxá (MG), no 19º Aberto de Voo Livre. As disputas começaram no último dia 3 de setembro e reuniu cerca de 150 competidores de todos os cantos do Brasil, além de alguns atletas da Argentina, da Suíça e do Canadá. O atleta já havia conseguido o 4° lugar na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro disputado em Castelo (ES), em maio deste ano.
- Cheguei na última etapa com apenas 1 ponto atrás do 4º colocado e 24 pontos atrás do líder. Logo na primeira prova da 2ª etapa fui o vencedor e me aproximei do novo líder ficando apenas 15 pontos atrás, na 2ª prova diminui a diferença para 11 pontos e na 3ª cheguei novamente em 1° e, com isso passei a ser o novo líder com uma vantagem boa, 62 pontos, mas não o suficiente pra garantir o título.
Depois de uma prova cancelada, por causa de vento contrário, tivemos a última prova no sábado. Momento de ansiedade antes de partir, mas com fé em Deus fui confiante que seria possível. Terminei a prova em quarto lugar e com alguns minutos a frente do 2º colocado. Mesmo com o resultado ainda conseguir vencer a etapa e garantir o título de campeão 2016. Graças ao nosso bom Deus - explica o atleta.
O atleta, que também é instrutor de parapente, tem 43 anos e desde 1995 participa de competições nacionais e internacionais. No currículo, ele detém títulos importantes como o de campeão mineiro em 1999, campeão sul-mineiro conquistado em 2009, campeão pan-americano por nações e, em 2015, ele foi campeão da copa do mundo de parapente PWC ranking por nações. Mas, segundo ele, o título de campeão brasileiro tem um gostinho mais especial.
- Esse ano foi um dos campeonatos mais difíceis que participei. O nível técnico dos pilotos estava muito alto e homogêneo. Os equipamentos estavam muito parecidos na performance. O sistema de pontuação e descartes dificultaram para que os pilotos abrissem vantagens na pontuação e a competição foi assim até o último dia. Um dos mais emocionantes que disputei - conta o campeão.
Conquista que pode lhe render uma vaga no Mundial da Itália, em 2017.
- Ainda terão mais algumas provas que valem para o ranking da liga, que é o que seleciona o time. Porém, pelos resultados do Brasileiro, estou 99% dentro do Mundial - disse o atleta.
(Foto Globo esporte)
*Foto: Globo esporte.

Compartilhar
Veja também

Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025
Muzambinho realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado
17.10.2025
Produtor de Muzambinho está entre os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
17.10.2025
Dois homens são presos em Muzambinho com suspeita por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
17.10.2025
Casos de suspeita de metanol fazem aumentar em até 80% a procura por análises de bebidas na UFLA
16.10.2025
Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025
Homem morre após carro bater de frente com carreta na MG-050 em Alpinópolis
16.10.2025