Geada atinge cafezais e traz prejuízos a produtores em Muzambinho
14.06.2016
Em uma propriedade, 15 mil pés foram atingidos pelo frio de -2º C. Além das baixas temperaturas, chuva trouxe prejuízo na lavoura.O frio atingiu muitas cidades no Sul de Minas nesta segunda-feira (13). Em Muzambinho (MG), os termômetros marcaram -2º C e isso provocou estragos nas lavouras. Uma propriedade com 15 mil pés de café foi atingida pela geada.
Na área que fica no campus do Instituto Federal de Muzambinho é possível perceber os estragos causados pela geada tanto na lavoura em produção quanto nos pés em desenvolvimento plantados há três meses. Algumas folhas ficaram escuras, com a aparência de queimadas.
O cenário preocupa os professores, como o José Marcos de Mendonça. Segundo ele, o fenômeno ainda não deve comprometer a produção, mas dependendo da intensidade, a geada pode causar uma quebra na colheita atual e na do próximo ano também. “Tem situações onde a geada foi mais severa e pode acontecer uma queda precoce do fruto, que interrompe seu ciclo e cai”, disse.
A geada também causou estragos em outro cafezal do município. As plantas que ficam na área mais baixa foram mais afetadas. Muitas ficaram queimadas e os produtores calculam que 12% da área plantada foi atingida.
“Essa planta vamos fazer a colheita e esperar para ver qual será reação, mas vamos ter que fazer a poda”, comentou o cafeicultor João Luiz de Moraes.
Questionado, o engenheiro agrônomo e vice-presidente da Café Poços explicou que essa foi uma geada rasteira, que não chega a prejudicar os pés que estão em produção, porém, ele destaque a chuva deste mês deixou 40% dos grãos no chão.
“Se houver uma geada na lavoura com o café verde, automaticamente o ciclo está interrompido causando primeiramente má qualidade em termos de frio por causa da geada, porque ele cessa e segundo, porta aberta para fungos e a qualidade dos cafés deixa a desejar”, destacou.
Em Cabo Verde (MG), alguns produtores também se preocuparam com a geada, como é o caso de Renato Lima de Souza. Os termômetros marcaram 1 º C, mas a geada não atingiu o cafezal dele. “Se Deus ajudar que não ocorra nada, nós vamos continuar pelos próximos anos produzindo café”, pontuou.
*Foto: G1 Sul de minas.

Compartilhar
Veja também

Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025
Homem morre após carro bater de frente com carreta na MG-050 em Alpinópolis
16.10.2025
Após 24 horas de interdição, Fernão Dias é totalmente liberada depois de pane em carreta gigante em Camanducaia
14.10.2025
Eleição na APAE de Muzambinho será realizada em novembro
14.10.2025
Muzambinho recebe lançamento de livro e curta sobre a história do Ramal do Tuiuti
13.10.2025
Polícia Civil de Muzambinho identifica responsáveis por falsificação de receitas médicas
10.10.2025
Funcionário de obra do Hospital do Câncer de Poços tem braço decepado após acidente com betoneira
10.10.2025
Jovem de 20 anos morre após caminhão carregado com cimento tombar na BR-146 entre São Pedro da União e Guaxupé
10.10.2025
Bares e estabelecimentos de Poços são fiscalizados em operação conjunta contra a venda irregular de bebidas alcoólicas
10.10.2025