Secretário da Agricultura e Meio Ambiente fala sobre a situação do abatedouro de Muzambinho
13.05.2015
José Maria Montanari usou a tribuna da Câmara na reunião dos Vereadores da última segunda-feira, dia 11 de maio, para falar sobre a transferência do local para o IF-Câmpus Muzambinho.O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Muzambinho (MG), José Maria Montanari, usou a tribuna da Câmara na reunião dos vereadores, na última segunda-feira, dia 11 de maio, para falar sobre a situação do abatedouro municipal.
Montanari disse que o abatedouro atendeu a população e os açougues da cidade entre 10 a 15 anos e foi muito útil, e que como qualquer investimento, o local foi se deteriorando com o tempo, e isso, criou uma necessidade de procurar reerguê-lo para continuar prestando serviços.
De acordo com o secretário, foram realizadas reuniões com os administradores para atender todas as normais legais para a continuação do trabalho, porém sem êxito e o matadouro foi interditado em maio de 2014 pelo SIM - Serviço de Inspeção de Muzambinho. O secretário assegurou que a parceria feita entre a Prefeitura Municipal e o IF – Câmpus Muzambinho em dezembro em 2014 está preservada e a assessoria jurídica da prefeitura trabalha para que a transferência do local para o Instituto seja realizada, pois o grande problema é que mesmo o terreno sendo de propriedade da administração ele não tem uma escritura, e isso vem burocratizando todo o processo.
Alguns vereadores apoiaram desde o inicio a transferência do abatedouro para o IF, porém eles pedem agilidade neste processo, pois atualmente a região é atendida por frigoríficos de Poço Fundo e Poços de Caldas e vários problemas sobre a distribuição dos produtos vêem acontecendo.
Montanari frisou que agora todo o trabalho depende da assessoria jurídica da prefeitura, e que existe o interesse tanto do Diretor do Câmpus, Professor Luiz Carlos Machado Rodrigues quanto do Prefeito Ivan de Freitas de finalizar todo o processo.
De acordo com a publicação no site do IF em dezembro de 2014, as obras para melhoria do prédio começariam em janeiro de 2015 e a previsão era que o abatedouro voltasse a funcionar em meados deste ano, porém com o atraso da conclusão do projeto os prazos devem sofrer alterações. Em contato com o IF-Câmpus Muzambinho, a coordenadoria informou que um levantamento de todos os pontos que merecem ser reformados já foi concluído e a instituição aguarda o trabalho da prefeitura.
O projeto que cuida da transferência do abatedouro municipal para o Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia – Cãmpus Muzambinho, ao ser concluído pela Prefeitura, será enviado para a Câmara Municipal para a aprovação.
Compartilhar
Veja também
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025
Muzambinho realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado
17.10.2025
Produtor de Muzambinho está entre os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
17.10.2025
Dois homens são presos em Muzambinho com suspeita por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
17.10.2025
Casos de suspeita de metanol fazem aumentar em até 80% a procura por análises de bebidas na UFLA
16.10.2025
Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025