Secretário da Agricultura e Meio Ambiente fala sobre a situação do abatedouro de Muzambinho
13.05.2015
José Maria Montanari usou a tribuna da Câmara na reunião dos Vereadores da última segunda-feira, dia 11 de maio, para falar sobre a transferência do local para o IF-Câmpus Muzambinho.O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Muzambinho (MG), José Maria Montanari, usou a tribuna da Câmara na reunião dos vereadores, na última segunda-feira, dia 11 de maio, para falar sobre a situação do abatedouro municipal.
Montanari disse que o abatedouro atendeu a população e os açougues da cidade entre 10 a 15 anos e foi muito útil, e que como qualquer investimento, o local foi se deteriorando com o tempo, e isso, criou uma necessidade de procurar reerguê-lo para continuar prestando serviços.
De acordo com o secretário, foram realizadas reuniões com os administradores para atender todas as normais legais para a continuação do trabalho, porém sem êxito e o matadouro foi interditado em maio de 2014 pelo SIM - Serviço de Inspeção de Muzambinho. O secretário assegurou que a parceria feita entre a Prefeitura Municipal e o IF – Câmpus Muzambinho em dezembro em 2014 está preservada e a assessoria jurídica da prefeitura trabalha para que a transferência do local para o Instituto seja realizada, pois o grande problema é que mesmo o terreno sendo de propriedade da administração ele não tem uma escritura, e isso vem burocratizando todo o processo.
Alguns vereadores apoiaram desde o inicio a transferência do abatedouro para o IF, porém eles pedem agilidade neste processo, pois atualmente a região é atendida por frigoríficos de Poço Fundo e Poços de Caldas e vários problemas sobre a distribuição dos produtos vêem acontecendo.
Montanari frisou que agora todo o trabalho depende da assessoria jurídica da prefeitura, e que existe o interesse tanto do Diretor do Câmpus, Professor Luiz Carlos Machado Rodrigues quanto do Prefeito Ivan de Freitas de finalizar todo o processo.
De acordo com a publicação no site do IF em dezembro de 2014, as obras para melhoria do prédio começariam em janeiro de 2015 e a previsão era que o abatedouro voltasse a funcionar em meados deste ano, porém com o atraso da conclusão do projeto os prazos devem sofrer alterações. Em contato com o IF-Câmpus Muzambinho, a coordenadoria informou que um levantamento de todos os pontos que merecem ser reformados já foi concluído e a instituição aguarda o trabalho da prefeitura.
O projeto que cuida da transferência do abatedouro municipal para o Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia – Cãmpus Muzambinho, ao ser concluído pela Prefeitura, será enviado para a Câmara Municipal para a aprovação.
Compartilhar
Veja também
Tanzaniana e etíope são campeões da São Silvestre 2025; brasileiros terminam em terceiro
31.12.2025
Poços de Caldas: Homem de 60 anos morre após perder controle da moto e cair
31.12.2025
Guinness reconhece réveillon do Rio como o maior no mundo
31.12.2025
Portaria do governo define feriados e pontos facultativos de 2026
31.12.2025
Chuva causa alagamentos e deixa transtornos em Alfenas e Pouso Alegre
31.12.2025
MEC ofertará mais de 270 mil vagas para processo seletivo do Sisu 2026
30.12.2025
Seis novos radares começam a operar em fase educativa em rodovias da região
30.12.2025
Cabo Verde receberá 2026 com shows gratuitos na praça
30.12.2025
Muzambinho celebra a chegada de 2026 com edição especial da Feira Noturna
30.12.2025