Andradas define nova empresa responsável pelo saneamento básico pelos próximos 30 anos
17.06.2026
Concessão prevê ampliação da água para 99% da população.Andradas definiu, nesta terça-feira (16), o novo responsável pelos serviços de saneamento básico da cidade pelos próximos 30 anos. O Consórcio Serra da Mantiqueira venceu o leilão e ficará à frente da concessão, que prevê mais de R$ 209 milhões em investimentos.
Com a assinatura do contrato, a empresa vai substituir a atual operadora, a Copasa, e assumirá toda a cadeia do saneamento no município. O serviço inclui captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto, expansão das redes e manutenção dos sistemas.
Entre as metas previstas estão a ampliação do abastecimento de água para 99% da população, o aumento do tratamento de esgoto dos atuais 10% para, no mínimo, 90%, e a redução das perdas na distribuição para 25% até 2033.
A concessão também prevê a implantação de tarifa social para cerca de 2,4 mil famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Em nota, a Prefeitura de Andradas afirmou que o leilão “representa um passo importante no projeto de oferecer água de qualidade, tratamento adequado de esgoto, proteção ambiental e infraestrutura preparada ao município” e destacou que a iniciativa reflete diretamente na saúde e na qualidade de vida da população.
Compartilhar
Veja também
Cabo Verde celebra seleção africana na Copa e manda mensagens ao goleiro Vozinha
16.06.2026
Acidente entre carreta e ônibus deixa um morto e dois feridos na Fernão Dias
16.06.2026
Caneta de semaglutida brasileira com custo a partir de R$ 452 chega às prateleiras a partir de hoje, 15 de junho
15.06.2026
Cabo Verde: cidade mineira pinta ruas e torce por país africano de mesmo nome na estreia na Copa
15.06.2026
Meia Maratona das Águas: tradicional corrida de 22 km entre Poços e Caldas tem inscrições abertas
15.06.2026
Ex-prefeito de Muzambinho, Ivan Antônio de Freitas morre aos 77 anos
15.06.2026
Setor de identificação não realizará atendimento nesta sexta dia 12 devido a ação no Asilo de Muzambinho
11.06.2026
Câmara aprova projeto de lei para organização da rede de cabos em Lavras
11.06.2026
Governador de MG assina início de concessão para construção da ponte sobre o Rio Grande, em Delfinópolis
11.06.2026