Exames confirmam que morcego com vírus da raiva foi encontrado morto na região central de Caxambu
16.01.2026
Animal foi localizado em dezembro; prefeitura reforça vacinação de cães e gatos e orienta moradoresExames confirmaram que um morcego que estava com o vírus causador da raiva foi encontrado em Caxambu (MG). De acordo com a prefeitura, o animal foi localizado já sem vida em uma área central do município no dia 22 de dezembro do ano passado.
O morcego foi recolhido e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, onde passou por análise laboratorial que confirmou a presença do vírus da raiva. Segundo a administração municipal, não houve registro de contato do animal com seres humanos nem com outros animais.
Mesmo sem vítimas, após a confirmação do resultado positivo, a prefeitura informou que adotou todas as medidas previstas no protocolo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Entre as ações, agentes de combate a endemias iniciaram a revacinação de cães e gatos em imóveis próximos ao local onde o morcego foi encontrado.
Além disso, o município tem reforçado orientações à população por meio de campanhas educativas divulgadas nas redes sociais oficiais, com alertas sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que morcegos não devem ser tocados em hipótese alguma, mesmo quando estiverem no chão, imóveis ou aparentemente mortos. Em situações semelhantes, a orientação é acionar imediatamente a Vigilância em Saúde ou o setor de Zoonoses do município.
A raiva é uma doença viral grave, com alta taxa de letalidade, transmitida principalmente pela saliva de animais infectados.
Compartilhar
Veja também
Acidente em rodovia de Capetinga mata duas pessoas; Vítimas eram de Alterosa (MG)
16.01.2026
Homem morre após veículo cair em represa em propriedade rural de Bueno Brandão
16.01.2026
Criança é resgatada por morador após ser arrastada por enxurrada em Pouso Alegre; outra está desaparecida
16.01.2026
Vazamento de amônia em frigorífico faz 12 trabalhadores serem levados para hospital em Itajubá
16.01.2026
Câmara de Pouso Alegre aprova projeto que autoriza empréstimo de até R$ 150 milhões para obras viárias
16.01.2026
Homem é preso por transportar anabolizantes e medicamentos para emagrecimento de forma irregular
15.01.2026
Mulher de 56 anos morre de meningite meningocócica em Varginha
15.01.2026
Domingo Zen reúne atividades culturais e de bem-estar na Praça de Esportes de Muzambinho
14.01.2026
Caminhão desce rua de ré e atinge casa após motorista ignorar sinalização em Machado
14.01.2026