Murais transformam unidade da Copasa em galeria de arte a céu aberto em Alfenas
07.08.2025
Obras marcam a abertura da nova edição do "Arte nas Águas de Minas".Os muros do reservatório da Copasa na Praça Fausto Monteiro, em Alfenas, ganharam novas cores e significados com a inauguração do primeiro mural da segunda edição do projeto "Arte nas Águas de Minas". A entrega oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (05/08), reunindo representantes da Copasa, da APPA, artistas e a comunidade.
As obras, assinadas pelo renomado artista paranaense Rimon Guimarães e pelas artistas locais Cris e Ponto e Desmedida, transformaram o espaço urbano em um potente símbolo de conscientização ambiental e valorização cultural.
Realizado pelo Ministério da Cultura e pela APPA – Cultura & Patrimônio, com patrocínio da Copasa e apoio do governo federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem como objetivo despertar o olhar da população para o uso consciente da água por meio da arte urbana e do envolvimento social.
Representando a Copasa no evento, o gerente regional da empresa, Marco Aurélio Ribeiro, destacou o simbolismo da iniciativa. "Mais do que embelezar um espaço público, estes murais reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o diálogo com a comunidade, também por meio da arte."
Oficinas e participação da comunidade
Alfenas foi escolhida para abrir esta nova fase do projeto, que ainda passará por Brasília de Minas, Teófilo Otoni, Frutal, Pompéu e Belo Horizonte. A localização do reservatório, ao lado da prefeitura, contribuiu para tornar a obra ainda mais acessível à população, transformando o local em uma verdadeira galeria a céu aberto.
A programação contou também com ações educativas. Na segunda-feira (04/08), 21 alunos da Escola Estadual Samuel Engel participaram de uma oficina sobre muralismo e arte urbana, ministrada pelas artistas locais.
Vozes do projeto
O presidente da APPA, Guilherme Domingos, celebrou o impacto do projeto na cidade. "Esse projeto só faz sentido quando ele toca as pessoas e transforma o cotidiano delas", disse.
Com mais de 20 anos de carreira e obras em 27 países, Rimon Guimarães também destacou a conexão com o público local. "Espero que aproveitem esse trabalho, porque é para vocês. Eu volto para Curitiba, mas a arte fica aqui. Estou muito honrado por ter sido escolhido para deixar essa marca em Alfenas".
A artista Karine "Desmedida" celebrou seu primeiro grande projeto. "Foi muito importante pra mim. A conexão com os outros artistas foi incrível, aprendi muito e me senti celebrada".
Já a artista Cris agradeceu pela oportunidade de expressar sua arte. "Não sou de falar muito, minha fala vem pela pintura. Sou uma artista autista e espero que o que pintei tenha falado por mim".
Arte que permanece
Durante a cerimônia, a coordenadora do projeto, Luciana Veloso, reforçou a força coletiva da realização. "O que antes passava despercebido, hoje provoca beleza, reflexão e crítica, e esse é o poder da arte e o objetivo do nosso projeto."
Com curadoria de Flaviana Lasan e Marcel Diogo, o projeto será encerrado com uma grande exposição no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, entre outubro e novembro. A mostra reunirá obras dos 36 artistas participantes das duas edições do "Arte nas Águas de Minas".
Créditos: Copasa/Divulgação
Compartilhar
Veja também
Três casos de afogamentos são registrados na região no fim de semana
08.12.2025
Muzambinho anuncia mudanças nos benefícios da Assistência Social para 2025
08.12.2025
Câmara Municipal convida moradores para audiências públicas do PPA 2026–2029 e da LOA 2026
05.12.2025
Papai Noel chega em Muzambinho nesta sexta 05/12 para o Natal 2025
05.12.2025
Muzambinho promove 2º Pedal dos Cafés Especiais em prol da Casa Lar
04.12.2025
Novembro Azul: AVMCC continua com a Campanha de Exames de PSA em dezembro
02.12.2025
Chuva com vento destelha casas e arranca árvores em cidades da região
02.12.2025
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
02.12.2025
Copasa notifica municípios sobre possível privatização e preocupa autoridades no Sul de Minas
02.12.2025