Movimento em aeroporto cresce com alta do turismo de negócios e atrai empresários em Varginha
17.07.2025
Crescimento acompanha o avanço do turismo de negócios na cidade.O Aeroporto Municipal Major Brigadeiro Trompowsky, em Varginha (MG), registrou aumento no número de pousos e decolagens no primeiro semestre deste ano. O crescimento acompanha o avanço do turismo de negócios na cidade, impulsionado principalmente pela cafeicultura e pelas exportações, que atraem empresários de diferentes regiões do país.
Segundo dados da prefeitura, o aeroporto contabilizou 675 pousos nos seis primeiros meses de 2025, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de decolagens subiu 5%. A movimentação diária inclui tanto voos comerciais quanto particulares.
“Varginha hoje lidera no Estado em número de exportações, e isso acaba trazendo empresários para negócios. O turismo de negócios na cidade é latente. Esse aumento nos voos fomenta uma cadeia econômica maior do que se imagina: alimentação, hospedagem, serviços... tudo isso gera empregos e desenvolvimento”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Tougunha.
Aeroporto movimentado e estrutura em expansão
O aeroporto conta com estrutura voltada também para aeronaves de pequeno porte, com destaque para um hangar que abriga até 10 aviões. O espaço é utilizado, em sua maioria, por empresários, produtores rurais e até artistas.
“Na nossa região, esse tipo de serviço só existe em Varginha. A ideia é encurtar distâncias, otimizar tempo e gerar desenvolvimento para toda a região”, disse o empresário Erick Rodrigues Silveira, que atua no setor de aviação e administra o hangar.
Além das atividades no aeroporto, o Porto Seco de Varginha também contribui para a alta circulação de executivos. São mais de 100 empresas fixas como clientes e outras 300 que utilizam o terminal alfandegário. Muitos empresários e técnicos viajam com frequência de São Paulo para Varginha usando voos privados.
“Hoje, trafegar pela Fernão Dias é uma incógnita. Já de avião, o executivo sai de São Paulo, resolve o que precisa e volta antes do almoço. Isso tem sido essencial para muitas empresas”, explicou o diretor do Porto Seco, Breno Paiva.
Nova rota em estudo
Atualmente, o aeroporto de Varginha opera voos comerciais regulares apenas para Belo Horizonte, com três frequências semanais. Mas a demanda por uma conexão com São Paulo tem mobilizado autoridades e empresários locais. Um comitê foi formado para viabilizar a nova rota.
“Estamos em articulação com companhias aéreas, com os aeroportos das grandes cidades e com a iniciativa privada, que aponta suas necessidades. Não adianta termos comércio, rede hoteleira e empresas preparadas se o aeroporto não acompanhar esse ecossistema de desenvolvimento”, afirmou Tougunha.
Os estudos incluem a adequação da pista, avaliação do terminal e definição do tipo de aeronave que pode operar na cidade. A expectativa é que, com mais voos, o município amplie ainda mais seu potencial como polo logístico e de negócios no Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025
Polícia apreende cocaína, maconha e mais de R$ 43 mil em operações contra o tráfico na região
17.07.2025
Batida entre dois carros deixa cinco feridos na MGC-369, em Alfenas
17.07.2025
Muzambinho segue determinação estadual e suspende entrega de glicosímetros
17.07.2025
Campanha de arrecadação de livros para o FeLim 2025; veja os pontos de doação em Muzambinho
17.07.2025
Pesquisadores de Pouso Alegre desenvolvem creme específico para pele de diabéticos e aguardam liberação da Anvisa
17.07.2025
9º Festival Nacional de Teatro de Passos terá 10 dias de apresentações, oficinas e bate-papos
17.07.2025
Novos valores tarifários entram em vigor nas praças de pedágio da EPR Vias do Café a partir do sábado (26)
17.07.2025
Carro ignora sinalização e cai em ponte interditada em Poços de Caldas
17.07.2025