Cemig dá dicas para uso racional de energia após aumento das contas de luz no Brasil em maio
05.05.2025
Aneel anunciou bandeira amarela nas tarifas em todo o país.A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta os mais de 9,4 milhões de clientes a utilizar a energia elétrica de forma consciente para evitar surpresas nas próximas contas de luz, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia elétrica para o mês de maio.
Essa mudança representa uma sinalização de um custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira permanecia verde desde dezembro de 2024, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. A Aneel explicou que a alteração para a bandeira amarela se deve à redução das chuvas, marcando a transição do período chuvoso para o período seco do ano.
O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhiton Adriano de Castro Silva, alerta para a importância de economizar energia para não ter surpresa na hora de receber a fatura. “o consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência dos equipamentos - em Watts (W) - e do tempo de utilização (em horas). Dessa forma, a mudança nos hábitos de consumo se faz mais importante e pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a diferença e ainda economizar na conta no fim do mês".
Condições hidrológicas
As bandeiras tarifárias que incidem nas contas de energia dos brasileiros são definidas pela Aneel e valem para todo o território nacional, sendo o mesmo valor aplicado para todos os consumidores no país, calculado a partir das condições hidrológicas para a produção de energia elétrica.
O fim do período chuvoso piorou a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétricas, o que, nos próximos meses, poderá demandar um maior acionamento de usinas termelétricas, que geram energia a um custo maior, com o uso de combustíveis fósseis.

Compartilhar
Veja também

Museu de Guaxupé participa da 23ª Semana Nacional de Museus
07.05.2025
Programa Mais Vida realiza campanha de doações neste mês de maio em Muzambinho
07.05.2025
Bombeiros resgatam trabalhador que se intoxicou pintando reservatório de água na zona rural de Andradas, MG
07.05.2025
Homem é encontrado morto em clínica de reabilitação em Ijaci; suspeita do crime morre após ingerir remédios
07.05.2025
Após acordo na Justiça, Prefeitura de Poços de Caldas retoma obras em avenida que teve árvores cortadas
07.05.2025
Programa Mais Médicos abre 41 vagas na região
06.05.2025
Projeto Campo Limpo divulga resultados em Muzambinho
06.05.2025
Avançam tratativas para faculdade de medicina em Guaxupé
06.05.2025
Região registra 41 mortes por síndromes respiratórias em 2025
06.05.2025