Após acordo na Justiça, Prefeitura de Poços de Caldas retoma obras em avenida que teve árvores cortadas

07.05.2025

De acordo com a administração municipal, mais de 100 plantas serão repostas na Avenida João Pinheiro

A prefeitura de Poços de Caldas (MG) vai retomar a revitalização da Avenida João Pinheiro, uma das mais importantes da cidade, após um acordo na Justiça para suspender uma liminar que impedia as obras.

Em agosto de 2023, após a retirada de dezenas de árvores da avenida, a ONG Planeta Solidário e o Movimento Poços com Árvores entraram na Justiça para suspender o corte, alegando que as plantas estavam sendo removidas sem a existência de um estudo que comprovasse essa necessidade ou avaliasse os impactos ambientais da medida.

Na época, a prefeitura apresentou um laudo feito por um engenheiro florestal da própria administração municipal, alegando que mais de 300 árvores de grande porte eram impróprias para o paisagismo urbano. O documento alegava ainda que algumas plantas corriam risco de queda.

Manifestantes colocaram cruzes nos locais onde as árvores foram arrancadas e chegaram a fazer um escudo humano para que as plantas não fossem cortadas. Eles também protestaram na Câmara Municipal, mas os cortes continuaram até que a liminar na Justiça suspendeu os cortes e estabeleceu uma multa de R$ 100 mil para cada árvore que fosse retirada a partir de então.

O acordo para a retomada dos trabalhos de revitalização foi feito em audiência realizada em 30 de abril. Agora, a prefeitura deverá dar continuidade ao plantio de novas árvores e reforma do calçamento. Ficou acordado que as árvores plantadas serão da espécie Ipê Amarelo e as mudas deverão ser de grande porte para que floresçam em um tempo curto.

O acordo também prevê a remoção de árvores plantadas junto às colunas de sustentação do monotrilho, por apresentarem risco estrutural à obra.

O projeto de reurbanização abrangerá todo o trecho da João Pinheiro, inclusive o quarteirão que aguardava liberação judicial, e se estenderá também à Avenida Mansur Frayha. 


Foto: Atividade FM/ Arquivo

Compartilhar

Fonte - g1 Sul de Minas

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO