Patrimônio imaterial de Poços de Caldas, Festa de São Benedito tem início no feriado de 1º de maio
30.04.2025
Centenária comemoração é tombada como bem imaterial desde 2020.A partir de 1º de maio, Poços de Caldas realiza mais uma edição da centenária Festa de São Benedito, com programação religiosa e cultural, barracas de comidas típicas das paróquias e parque de diversões, na Praça Coronel Agostinho Junqueira, em frente à Capela de São Benedito, localizada na região central da cidade.
Considerada uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do município, a festa conta com extensa programação, envolvendo missas, procissões, apresentações dos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós.
Programação religiosa
A programação religiosa começa no primeiro dia da festa. Até 12 de maio haverá celebração da missa às 19h, seguida de coroação de Nossa Senhora do Rosário e a trezena em louvor a São Benedito.
Na quinta-feira (3), há a procissão de Nosso Senhora do Rosário, que sai da Capelinha de Santa Cruz, passa na Basílica e vai até a Capela de São Benedito.
No último dia, em 13 de maio, haverá missa às 10h, presidida pelo bispo Dom José Lanza, e a Procissão de São Benedito às 16h, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós.
Programação cultural
A programação cultural da festa, que inclui a celebração do Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato e os festejos solenes do dia 13 de maio, tem início no dia 3, com realização da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Os Ternos de Congos já iniciaram os preparativos para os festejos deste ano, com muito carinho, fé e devoção”, ressalta a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá. Fazem parte da Associação os Ternos São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde, Grupo de Caiapós do São José e Grupo de Caiapós da Vila Cruz.
“Estamos animados para mais uma edição da tradicional Festa de São Benedito, especialmente para os festejos que compõem a programação cultural, tão importantes para a formação cultural da nossa comunidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.
História
Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. A Festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020.
Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros.
Os festejos são encerrados no dia 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito, por conta da data de aniversário do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, nascido a 13 de maio de 1846. Ele fez a doação do terreno onde foi construída a Capela de São Benedito, com a ajuda de fiéis, em agradecimento a uma graça alcançada por intermédio do Santo. Coronel Agostinho Junqueira nomeia a praça em frente à igreja.

Compartilhar
Veja também

Oswaldo Montenegro é a primeira atração confirmada no Guaxupé Café Festival
30.04.2025
Sindicato dos TRabalhadores Rurais de Muzambinho promove evento de apresentação do programa Mais Vida.
30.04.2025
Instituto Federal de Muzambinho oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos à população de baixa renda
30.04.2025
Dia do Trabalhador: EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café reforçam operação com atendimento 24 horas
30.04.2025
Poços de Caldas recebe a segunda etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2025
30.04.2025
Criminosos armados invadem propriedade rural em Monte Belo
30.04.2025
Primeira 'Casa de Semiliberdade' da região é inaugurada em Lavras
30.04.2025
Expoagro Guaxupé 2025 será realizada entre os dias 4 e 12 de julho
29.04.2025
Apagão em Poços de Caldas: moradores que tiveram prejuízos têm 90 dias para pedir ressarcimento
29.04.2025