Outubro Rosa: Tatuadora de Guaxupé realiza tatuagens gratuitas para mulheres mastectomizadas
21.10.2021
Projeto Fênix tem objetivo de aumentar a autoestima de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.No ano de 2021, mais de 66 mil pessoas deverão ser diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, segundo estimativa do Instituto de Câncer (INCA). A maiorias desses casos é de mulheres e o tratamento para alguns deles é mastectomia, a retirada da mama. Pensando na situação dessas mulheres mastectomizadas, a tatuadora Dayane Duarte fará tatuagens gratuitas para mulheres que retiraram a mama, através do Projeto Fênix. A mulher pode escolher por uma tatuagem 3D de um mamilo ou uma tatuagem artística.
'O mamilo é um símbolo da feminilidade da mulher. A mulher se sente feminina. A maioria tem essa questão. A gente não faz apenas a auréola e o mamilo. tem mulheres que não querem refazer, daí pode fazer uma tatuagem artística mesmo, porque fica o corte. Eu deixo para a mulher escolher. Para algumas não faz sentido passar por tudo que passou e ter a tatuagem do mamilo", explica tatuadora.
Pedido diferente
Dayane, que é formada em química industrial, deixou a carreira na cooperativa para dedicar-se à tatuagem em 2019 e mantém o Meddusa Tatto Bodu Percing com a sócia, Natashi Karina. O Projeto Fênix nasceu depois que foi procurada por uma mulher mastectomizada.
"Ela me procurou e perguntou se eu fazia. Ela me contatou a história dela, que tinha retirado uma mama, ela usava sutiã com prótese. E aquilo mexeu muito comigo. Muita gente procura para fazer pelo fato de eu ser mulher e ela se sente à vontade", conta a tatuadora, que realizou o curso de tatuagem de auréola e mamilo em março.
Na região, Dayane é uma das poucas que se aperfeiçoou na técnica, que para muitos pode parecer simples, mas defeitos e assimetrias tornam cada tatuagem única.
"É preciso ter este estudo de tonalidade de pele formato. E tem que tentar fazer até defeitos mesmo. Porque não é redondinho certinho', ressalta ela, que já tem experiência na tatuagem das auréolas. "Não é uma coisa que eu faço do jeito quero. A gente vai mostrando para a pessoa para ficar do jeito que ela gosta".
O Projeto Fênix atende pelo menos uma mulher por mês.
"A gente faz uma entrevista com a mulher antes e também precisa da liberação médica. E geralmente é depois de dois anos da mastectomia que pode fazer a tatuagem por causa da medicação", finaliza.
As mulheres mastectomizadas que desejam participar do projeto podem entrar em contato pelo ???????? (35) 99218-3610.
Compartilhar
Veja também
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em Muzambinho
03.11.2025
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025