Adolescente de Juruaia lança livro
10.10.2014
Caetano Lacerda, de 15 anos, lança sua primeira obra intitulada, “Um Breve Momento”. Noite de autógrafos acontece sábado (11), em Guaxupé.Com uma linguagem fora das regras narrativas convencionais, um adolescente de 15 anos, morador da pequena cidade de Juruaia (MG), lança seu primeiro livro. A obra é um “romance experimental, pois Um Breve Momento apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, comenta Caetano Lacerda.
O personagem do livro é um misantropo e isso o faz viver em constante sofrimento. O tempo em que se passa a história e a linguagem fora do convencional são uma extensão da obra e a sequência temporal é quase imperceptível. “Eu quis mostrar com esse livro que um breve momento pode durar um segundo ou toda a eternidade”, explica.
O livro é autobiográfico e Lacerda não esconde essa característica de sua obra. Assim como o personagem do livro, o escritor é um ser recluso, ama a solidão, é demasiado sensível e está sempre afastado das outras pessoas. Sua companhia preferida sempre foram os livros. Mais certo seria dizer: os autores de certos livros. Thomas Mann, James Joyce, Virginia Woolf, Franz Kakfa e o brasileiro Machado de Assis estão entre os seus preferidos e, sem dúvida, influenciaram o adolescente em sua primeira obra.
A maturidade é uma característica marcante em Lacerda, apesar da pouca idade cronológica. E ele se mostra um realista quanto ao futuro. “Com este livro pretendo iniciar oficialmente minha vida como escritor. Não espero já grande reconhecimento, mas seria certamente muito bom que ele ocorresse agora. Minhas pretensões futuras são construir uma linguagem muito pessoal e original; e contar histórias nunca antes pensadas, de maneiras novas e diferentes de como foram feitas anteriormente. E, assim, num futuro mais distante, daqui a duzentos ou trezentos anos, ser reconhecido, assim como Goethe, Dostoievski, Mann, Joyce e Machado de Assis hoje o são”, finaliza.
O livro Um Breve Momento será lançado no dia 11 de outubro, às 21h, no Cine 14 Bis, em Guaxupé, MG. Em breve, o livro será disponibilizado para compras através da internet. E o escritor já acerta participações em eventos literários para divulgar sua primeira obra.

Compartilhar
Veja também

Pai do Deputado Federal Emidinho Madeira morre de Covid-19 na Santa Casa de Passos, MG
24.02.2021
Carro e caminhão batem de frente na BR-491, em Guaranésia, MG
23.02.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
23.02.2021
Guaxupé chega a 40 mortes por Covid-19
23.02.2021
Prefeitura de Muzambinho publica novo decreto com medidas contra o Coronavírus
22.02.2021
Nota de Falecimento Pe Sérgio
22.02.2021
Padre Guaraciba completa 36 anos de vida sacerdotal nesta segunda
22.02.2021
585 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
20.02.2021
Sul de Minas terá mais de 3 mil vagas temporárias para Censo 2021 do IBGE
20.02.2021