Votos brancos e nulos interferem na eleição?
01.10.2014
Eleições 2014: Ministro do Tribunal Superior Eleitoral esclarece as dúvidas sobre os votos brancos e nulos.Uma dúvida que muita gente tem é se os votos brancos e nulos exercem influência no resultado final da eleição. Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que o voto em branco vai para o candidato mais votado. Mito ou verdade?
O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral esclarece que a Constituição Federal determina a exclusão de votos brancos e nulos da contagem final. "O voto em branco é uma manifestação do eleitor que não deseja votar em nenhum dos candidatos disponíveis. Já o voto nulo é considerado um erro do eleitor em não identificar corretamente o número de seu candidato. O único efeito dessas duas modalidades é uma redução no número total de votos que devem ser calculados".
Até as eleições municipais de 1996, os votos em branco eram considerados válidos para a fórmula que elege deputados e vereadores. Mas a Lei Eleitoral de 1997 esclareceu que são considerados válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias. Portanto, como explicou o ministro Henrique Neves, os votos em branco e os votos nulos não influenciam o resultado das eleições.

Compartilhar
Veja também

Guaxupé chega a 173 mortes por Covid-19
27.05.2022
Guaxupé vai comemorar 110 anos com realização de eventos no Guaxupé Café Festival
27.05.2022
Taça EPTV de Futsal 2022: confira os resultados da primeira rodada da 2ª fase
27.05.2022
Carlos Mosconi pede demissão e deixa Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, MG
27.05.2022
Queima do Alho de Juruaia arrecadou aproximadamente R$ 25 mil
26.05.2022
1º Pedal Ecológico de Caconde
26.05.2022
Encontro de Campeões começa nesta quinta, com Oba Oba Samba House em Muzambinho
26.05.2022
Taça EPTV Sul de MG de Futsal: veja divisão e tabela dos grupos da 2ª fase
25.05.2022
Sopão Solidário será realizado nesta quinta em Muzambinho
25.05.2022