Semana Nacional do Trânsito em Muzambinho
24.09.2014
De 18 a 25 de setembro, a Polícia Militar intensifica a conscientização sobre a Semana Nacional do trânsito.Acontece de 18 a 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. Neste ano o tema da campanha é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
A semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
Em Muzambinho (MG), a Polícia Militar vêem intensificando as ações por meio de palestras em escolas e blitz educativas justamente para conscientizar os motoristas.
As palestras iniciaram nesta terça-feira (23) no Colégio Delta, na quarta-feira (24) aconteceram duas blitz educativas na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, com os alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra, e na quinta-feira (25), haverá palestra às 9 horas na Escola Francisca Moura Bianchi.
Segundo o Sargento Resende, da Polícia Militar de Muzambinho, o trânsito é a principal causa de morte quando comparada aos crimes de violência, e, além disso, o policial reforçou a parceria das crianças nas ações educativas.
“A criança hoje é passageiro, e além de passageiro ela já integra o que chamamos de trânsito, porque ela é um pedestre e passageiro. Existem regras para os condutores, passageiros e pedestres, e a partir do momento em que as crianças são orientadas e educadas nas normas de trânsito, amanhã ela se tornará um condutor mais fiel ao seguimento das leis previstas na legislação”, ressaltou o militar.
Resende ainda falou que a prevenção e a educação são as principais formas para conscientizar as pessoas, pois a maioria dos acidentes é por imprudência ou porque pessoas não possuem habilitação.
“A polícia tem foco na prevenção e preservação da ordem pública, e sugiro aos condutores a serem mais atentos com relação às normas de trânsito que aparentemente são banais para alguns, por exemplo, falar ao celular, tira a atenção do motorista que pode levar a origem de um acidente e um crime. O cinto de segurança, não é a polícia que é rigorosa quanto a sua utilização, mas é necessário pensar que o aparelho é para proteção do condutor e de seus familiares, outra informação importante é o respeito que os motoristas devem ter com os pedestres e com a sinalização”, completou o sargento.
A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, e deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Compartilhar
Veja também

Queima do Alho de Juruaia arrecadou aproximadamente R$ 25 mil
26.05.2022
1º Pedal Ecológico de Caconde
26.05.2022
Encontro de Campeões começa nesta quinta, com Oba Oba Samba House em Muzambinho
26.05.2022
Taça EPTV Sul de MG de Futsal: veja divisão e tabela dos grupos da 2ª fase
25.05.2022
Sopão Solidário será realizado nesta quinta em Muzambinho
25.05.2022
Com o inverno, Saúde alerta para baixa vacinação de idosos e crianças contra covid-19
25.05.2022
Terceira parcela do IPVA 2022 vence a partir desta quarta-feira (25/5)
25.05.2022
Taça EPTV Sul de MG de Futsal: Muzambinho se classifica para 2ª fase
25.05.2022
Dia D da Campanha do agasalho acontece neste sábado, dia 28 no CRAS de Muzambinho
25.05.2022