Semana Nacional do Trânsito em Muzambinho
24.09.2014
De 18 a 25 de setembro, a Polícia Militar intensifica a conscientização sobre a Semana Nacional do trânsito.Acontece de 18 a 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. Neste ano o tema da campanha é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
A semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
Em Muzambinho (MG), a Polícia Militar vêem intensificando as ações por meio de palestras em escolas e blitz educativas justamente para conscientizar os motoristas.
As palestras iniciaram nesta terça-feira (23) no Colégio Delta, na quarta-feira (24) aconteceram duas blitz educativas na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, com os alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra, e na quinta-feira (25), haverá palestra às 9 horas na Escola Francisca Moura Bianchi.
Segundo o Sargento Resende, da Polícia Militar de Muzambinho, o trânsito é a principal causa de morte quando comparada aos crimes de violência, e, além disso, o policial reforçou a parceria das crianças nas ações educativas.
“A criança hoje é passageiro, e além de passageiro ela já integra o que chamamos de trânsito, porque ela é um pedestre e passageiro. Existem regras para os condutores, passageiros e pedestres, e a partir do momento em que as crianças são orientadas e educadas nas normas de trânsito, amanhã ela se tornará um condutor mais fiel ao seguimento das leis previstas na legislação”, ressaltou o militar.
Resende ainda falou que a prevenção e a educação são as principais formas para conscientizar as pessoas, pois a maioria dos acidentes é por imprudência ou porque pessoas não possuem habilitação.
“A polícia tem foco na prevenção e preservação da ordem pública, e sugiro aos condutores a serem mais atentos com relação às normas de trânsito que aparentemente são banais para alguns, por exemplo, falar ao celular, tira a atenção do motorista que pode levar a origem de um acidente e um crime. O cinto de segurança, não é a polícia que é rigorosa quanto a sua utilização, mas é necessário pensar que o aparelho é para proteção do condutor e de seus familiares, outra informação importante é o respeito que os motoristas devem ter com os pedestres e com a sinalização”, completou o sargento.
A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, e deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Compartilhar
Veja também

Edição 2021 do Outlet em Juruaia começa neste sábado, 16, em formato online
15.01.2021
Prefeitura de São Pedro da União vai realizar concurso para 17 vagas
15.01.2021
Novo decreto flexibiliza comércio não-essencial em Monte Belo
15.01.2021
Mais 11 casos de Covid-19 são confirmados em Muzambinho em mais recente boletim
15.01.2021
Prefeitura de Muzambinho promove ação educativa contra a Covid-19
15.01.2021
Dra Salma, diretora técnica da Santa Casa de Guaxupé faz alerta a todos para cuidados contra a Covid-19
14.01.2021
Novo decreto flexibiliza abertura do comércio em Guaxupé
14.01.2021
Homem de 71 anos é a 23ª vítima da covid-19 em Guaxupé
14.01.2021
Muzambinho teve 12 novos casos confirmados de Covid-19 em boletim desta quarta
14.01.2021