Construção de prédios em Muzambinho foi debate na Câmara
28.03.2014
A proibição da construção de prédio com mais de três andares na região central da cidade de Muzambinho voltou a dominar o debate dos vereadores locais durante a reunião ordinária da Câmara de Muzambinho desta segunda-feira (24).Os oposicionistas não se conformaram com o parecer do COIDEM - Comissão de Implantação do Plano Diretor Participativo e Desenvolvimento do Município de Muzambinho, que foi contrário à alteração no Plano Diretor da Cidade.
Para o COIDEM, além da preservação do patrimônio histórico, é necessário garantir a infra-estrutura adequada desta área, uma vez que a Avenida Doutor Américo Luz não possui redes coletoras de esgoto e água, sobrecarregando as redes das ruas adjacentes. Para o COIDEM, qualquer construção nesta área precisa ser fiscalizada e vistoriada. Para a Comissão, nem o poder executivo e nem o poder legislativo podem apresentar projetos de lei que mudem o tamanho permitido para as edificações nestas áreas.
A Vereadora Silene Cerávolo foi a primeira a se pronunciar a respeito do projeto de Lei Complementar nº 40/2013, da qual a vereadora é uma das autoras, e que propõem mudança no Plano Diretor de Muzambinho para que se permita a construção de prédios mais altos do que 3 andares na área central da cidade.
Aparentemente cética quanto à legitimidade do parecer que tinha em mãos, a Vereadora fez requerimento oral pedindo ao Prefeito que envie à Câmara uma cópia da lei que instituiu o COIDEM, o decreto de nomeação dos membros atuais e a ata da reunião que avaliou o projeto de lei nº 40 de 2012.
O vereador João Batista da Silva, que é co-autor do projeto de lei 40/2012 disse que as pessoas que compõem o COIDEM não estão preparadas para dar tal parecer. João Pesão usou de ironia ao dizer que a Comissão “deve ter sido formada na porta de algum boteco”. João acredita que se o plano diretor foi aprovado por vereadores, são os próprios vereadores que devem decidir sobre a matéria.
Reginaldo Esaú do Santos, que é um dos mais ferrenhos apoiadores da revogação da proibição de construções acima de três andares na área central da cidade criticou a presença dos Vereadores da base aliada do Prefeito, Daniel Ferraz e Cristiano de Almeida, no COIDEM, alegando que vereadores da oposição também deveriam ter sido convidados para compor a comissão. Canarinho chegou a afirmar que a comissão só possui “gente do mal”.
Daniel Ferraz, que foi citado pelo colega Reginaldo Esaú, rebateu dizendo que Canarinho foi presidente da Câmara na gestão passada e que era aliado do prefeito de então e que mesmo assim não conseguiu resolver à questão do plano diretor. Para Daniel, Canarinho usa esta situação para tentar derrotar seus opositores.
O vereador Osmar de Lima Marques criticou a forma como a atual administração gasta o dinheiro público. Osmar Dentista relatou uma situação onde faltam remédios, pontuando que a Prefeitura faz outros gastos mais supérfluos. Para ilustrar sua crítica, o vereador mencionou a compra de 419 lanches no dia 23 de dezembro do ano passado, através de uma secretaria da atual administração, onde foram adquiridos sucos da marca Dell Vale. Osmar afirmou que é um produto muito caro e tal atitude é uma covardia com a população.
A próxima Reunião Ordinária dos Vereadores acontecerá no Plenário da Câmara, na segunda-feira dia 31/03 às 20 horas e pode ser acompanhada no site http://www.camaramuzambinho.mg.gov.br/tv-camara

Compartilhar
Veja também

Prefeitura de Cabo Verde vai realizar curso de classificação e degustação de café
06.07.2022
5G: tecnologia deve chegar a todas as cidades do Sul de Minas até 2029
06.07.2022
Homem de 54 anos fica ferido após sofrer queimaduras e inalar fumaça em incêndio em Bandeira do Sul, MG
06.07.2022
Jovem de 20 anos que teve corpo queimado após acidente doméstico aguarda transferência para hospital em BH
05.07.2022
Julho Fest começa nesta quarta em Poços de Caldas
05.07.2022
Batida de frente entre carros deixa feridos, com um preso às ferragens em Guaxupé, MG
05.07.2022
Idosa de 87 anos é a 179ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
05.07.2022
Novos 121 casos de Covid-19 foram informados no mais recente boletim de Muzambinho
05.07.2022
'Bloqueado', de Gusttavo Lima, é a música mais tocada nas rádios em 2022
04.07.2022