Linha fitness vai da academia às ruas e traz ousadia e tendências da moda

07.04.2017

Peças aliam conforto pra exercícios físicos e estampas pra lazer e trabalho. Estampas digitais, cores cítricas e transparências são apostas em 2017.

Já faz alguns anos que as roupas de academia deixaram de seguir a linha básica, simples e com cores neutras, sem estampas. Hoje, a moda fitness vai atrás das principais tendências do mundo, mostrando que no universo dos exercícios físicos também há espaço para as combinações de diferentes cortes, cores e formas. Em 2017, segundo comerciantes do setor em Juruaia (MG), as apostas estão nas cores cítricas, transparências e até tecidos de inverno, como o veludo.


A procura por estilo e bom gosto ao se vestir no ambiente das academias, principalmente pelo público feminino, fez com que o mercado se reinventasse. As confecções passaram a observar as tendências da moda em geral e tornar as roupas que antes eram da academia, em modelos que também possam ser utilizados no dia a dia.


Daí surgiu uma combinação muito comum no mundo da moda – o chamado “athleisure”. A palavra em inglês é uma mistura de athlete (atleta) e leisure (lazer). Investir em uma roupa que sirva para diferentes ocasiões deve ser uma das principais apostas dos comerciantes. É a teoria da designer têxtil, Camila Gadotti. “A moda apropriada para treinar, para o lazer e trabalho é a que se adapta a tudo e dá novas possibilidades a quem usa”.


Uma das aplicações da moda “athleisure” é a estampa que imita o jeans. “As pessoas têm procurado muito este tipo de modelo. Nas leggings, a estampa é perfeita e coloca até os detalhes de bolso, botões e costuras. É o sucesso do jeans, com o conforto de uma roupa para academia”, conta Ronise Ramiro, comerciante que trabalha com a linha fitness há 15 anos.


A mistura das ruas com a academia também abre espaço para combinações ousadas vistas nas passarelas. É o caso do veludo, que foi um dos destaques na última edição do São Paulo Fashion Week, em março de 2017. Na linha fitness, o tecido sofisticado entra em moletons, calças mais largas, conjuntos e até saias. “Nas previsões de tecidos para esse inverno 2017, o veludo já estava como tendência. A proposta na linha fitness é que ele entre em materiais mais luxuosos, dando suavidade e toque às malhas”, explica a designer Camila.


Tendências outono/inverno 2017
A proposta de ousadia também aparece nas leggings com transparência, outra forte tendência para a coleção deste ano. Ela é colocada em detalhes sutis, geralmente em pequenos pedaços aplicados nas coxas, logo acima dos joelhos.


Outro destaque na coleção deste ano são as cores cítricas, principalmente puxadas ao rosa, verde e laranja. “As cores cítricas chegam junto com as estampas saturadas e tecidos com um brilho suave. Desenhos geométricos grandes, estampas camufladas e manchadas em cima de fundos escuros também vêm com força total”, explica Camila. Entre os cortes a serem mais vendidos em 2017 entram os macacões, vestidos e conjuntos.

 

Além do visual, as confecções de Juruaia também esperam aumentar as vendas de peças com tecido inteligente, que garante a secagem do suor durante a prática de exercícios, e o tecido com proteção UV contra o sol, para atividades ao ar livre.


O empresário Jamerson Viana decidiu apostar na tecnologia para conseguir novos clientes. “O  interessante é que o tecido com proteção UV, por exemplo, é muito procurado por homens e mulheres em todas as épocas do ano, mesmo no inverno. Portanto é uma oferta que sempre investimos”, afirma.


Também entra na lista um dos mais procurados por mulheres, o tecido Emana, com fios que prometem reduzir a celulite com o estímulo de calor, aumentando a circulação.


Estampa digital
Uma das mais revolucionárias mudanças nos últimos anos foi na maneira de colorir as peças fitness, quando ganhou força a Estampa Digital. “O método surgiu nos anos 70, mas evoluiu muito desde então e trouxe uma nova maneira de se estampar”, conta Camila.


As peças com este tipo de estampa chamam muita atenção dos consumidores porque garantem alta nitidez do desenho ou foto impressa na roupa. As cores ficam mais vivas e com o mesmo brilho de quando são vistas na tela do computador.


“Enquanto no cilindro – método de impressão tradicional – só conseguimos trabalhar com oito cores, no digital essa quantidade é infinita. Isso permite que a criatividade na criação das peças seja muito maior”, explica Camila. Também há a possibilidade de personalizar a estampa seguindo pedidos dos clientes, o que amplia ainda mais o mercado.


A vantagem deste método de impressão não é só estética, o uso da estampa digital ainda reduz em até 73% a quantidade de água gasta para a produção das peças. “Isso acontece porque no método tradicional as peças pintadas passam por lavagem, o que gasta uma quantidade grande de água. Esta água suja com os corantes deve ser tratada pelas confecções, o que também gerava um alto custo. O digital elimina todo este processo.”


Mercado Fitness
Nos últimos anos, o mercado fitness se mostrou como um dos setores mais promissores em negócios no Brasil. De acordo com o levantamento de uma consultoria especializada em esportes, em 2016 o mercado teve crescimento aproximado de 22%, o que inclui toda a movimentação esportiva, que vai de vestuário a clubes, academias, equipamentos e investimentos em marketing.


Só em lojas especializadas no setor esportivo, o faturamento ultrapassa os R$4,73 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Esporte. O Brasil atualmente tem mais de 30 mil academias, com cerca de 8 milhões de alunos, o que movimenta até US$ 2,5 bilhões.


Felinju
A Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia – chega em 2017 à sua 20ª edição. Entre 29 de abril e 1º de maio, o Centro de Eventos Expo Juruaia abre espaço a mais de 70 expositores e tem a expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes. Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), a feira registra um crescimento de 20% no volume de negócios por ano. Em 2016, foram mais de R$ 15 milhões em vendas.


A cidade do Sul de Minas, responsável por 15% da produção nacional de lingerie e 3º polo do setor, produz cerca de 20 milhões de peças por ano. Com 95% das empresas comandadas por mulheres, Juruaia é dona da maior renda per capita do Sul de Minas.

 

Foto: Acquamires/Ilhabela Fitness/Divulgação

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Fonte - G1 Sul de Minas

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