Entidades e centrais sindicais fazem manifestação em Poços de Caldas
01.04.2017
Concentração dos manifestantes foi na Urca e passeata foi no Centro. Protesto também mobilizou pessoas em outras cidades da região.Manifestantes de diversas entidades e centrais sindicais se reuniram em Poços de Caldas (MG) na tarde desta sexta-feira (31). O ato é contra a reforma da Previdência Social proposta pelo governo de Michel Temer e contra o projeto de terceirização, aprovado na Câmara na última semana. Protestos também mobilizaram pessoas em outras cidades da região.
A concentração aconteceu em frente ao Espaço Cultural da Urca e contou com a participação de representantes de sindicatos de várias cidades da região, como Machado (MG), Muzambinho (MG), Pouso Alegre (MG), Poço Fundo (MG) e Itajubá (MG). Da Urca, a passeata seguiu para a porta do prédio da Previdência Social (INSS) onde os manifestantes gritaram palavras de ordem e cantaram o hino nacional.
Com cartazes, faixas, apitos, bandeiras e até com nariz de palhaço, os participantes do protesto seguiram em direção à Avenida Francisco Salles, Rua Assis Figueiredo, Rua Prefeito Chagas e Praça Pedro Sanches. Durante todo o percurso, agentes da Guarda Municipal e policiais militares controlaram o trânsito para a passagem dos manifestantes.
Segundo a estimativa da Polícia Militar entre 1 mil e 1,5 mil pessoas participaram da passeata. Já, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv), que coordenou a manifestação, ao menos 3 mil manifestantes participaram do encontro.
Na região
Além de Poços de Caldas, outras cidades no Sul de Minas também registraram protestos. Em Itajubá (MG) também registrou manifestação contra a reforma da previdência no Centro da cidade nesta manhã. Professores e alunos de várias escolas participaram do evento. O número de pessoas no protesto não foi divulgado pela organização ou pela polícia.
Já em Munhoz (MG), alunos e professores da rede pública de ensino saíram às ruas e se concentraram na Praça da Matriz. Os organizadores não informaram o número de presentes. A PM também não fez estimativa sobre os participantes. Houve protesto também em Ouro Fino (MG), onde manifestantes marcharam pelas ruas do Centro. A organização do ato e a Polícia Militar não souberam informar o número de presentes.
Em Varginha (MG), ao menos 70 alunos do Ensino Fundamental de uma escola foram para as ruas. Com cartazes, eles protestaram contra a reforma da previdência e marcharam da porta do colégio até a Avenida Benjamin Constant. Eles contaram com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O trânsito foi monitorado pelos militares e não houve tumulto. A polícia não soube contabilizou o número de participantes.
Em Bueno Brandão (MG), segundo os organizadores, cerca de 150 pessoas percorreram ruas da cidade contra a reforma da previdênca. Eles marcharam, gritaram palavras de ordem e carregaram cartazes com mensagens contra o atual governo. A Polícia Militar não divulgou balanço.
Três Pontas (MG), Carmo de Minas (MG), Muzambinho (MG) e Campanha (MG) também registraram manifestações na manhã desta sexta-feira.
Fotos: Lúcia Ribeiro/G1
Compartilhar