Mineiro transplantado nos EUA pede ajuda em vídeo para voltar para casa
01.03.2017
Juninho saiu de Campos Gerais há quase 2 anos para fazer cirurgia. Ele e a mãe dependem do governo brasileiro para retornarem à terra natal.O adolescente de Campos Gerais (MG), que há quase dois anos passou por um transplante de intestino nos Estados Unidos, gravou um vídeo junto com a mãe pedindo ajuda pra os dois voltarem ao Brasil. Antônio Gleiber Cassiano Júnior, o Juninho, recebeu alta do hospital de Miami no final de janeiro e desde então aguarda a liberação de recursos por parte do governo brasileiro para compra de passagens e manutenção de seu tratamento no país.
A expectativa era que o retorno acontecesse ainda em fevereiro. "Eu queria muito passar meus 18 anos no Brasil", disse o jovem no vídeo veiculado na página em rede social "Junto com Juninho". (Veja vídeo.)
Portador de uma doença rara, a "Síndrome do Intestino Ultracurto", o mineiro viveu dos 14 aos 16 anos uma verdadeira batalha pela vida até conseguir passar pela cirurgia em um hospital norte-americano. Desde agosto de 2016, Juninho aguarda autorização para continuar no Sul de Minas os tratamentos de que necessita, mas a demora em encontrar uma clínica que ofereça o acompanhamento adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil atrasou seus planos.
Em janeiro, a clínica foi localizada em São Paulo (SP), mas, de acordo com a mãe de Juninho, Alessandra Marques Ribeiro, a parte burocrática, que depende do governo brasileiro, não foi resolvida.
"A gente está aguardando a consulta pra ele em São Paulo, senão nós não podemos ir embora daqui de Miami. Nós estamos esperando os medicamentos do Juninho para chegar no Brasil", disse na gravação. "Nós estamos aqui, praticamente abandonados. Não sabemos a linguagem daqui", disse, bastante emocionada ao falar da saudade que sente da família, que está em Campos Gerais.
Aparentando estar em boa recuperação, Juninho também falou no vídeo sobre sua situação nos Estados Unidos e a urgência em garantir a manutenção de seu tratamento quando voltar para a casa. "O que eu preciso agora é dos meus remédios, os imunossupressores, senão tudo o que fiz aqui, quando eu chegar no Brasil, vou perder tudo. Nada faz sentido na verdade, se eu perder as coisas assim", afirmou.
"Estou precisando também que a Justiça pague as passagens para eu ir embora, para mim e minha mãe irmos embora. Tenho que voltar a estudar, muita saudade da família. Meu aniversário é dia 3 de março. Quero muito passar meu aniversário com minha família", disse o mineiro.
(Foto: Reprodução/Facebook/Junto com Juninho)

Compartilhar
Veja também

Reunião dos vereadores tem entrega de Moção a aluno do IFSULDEMINAS
17.05.2022
Caminhão perde freio e provoca acidente em Juruaia
17.05.2022
Cadastro para Castração gratuita de animais em Muzambinho já pode ser realizado
17.05.2022
Boletim Covid-19: 43 novos casos foram confirmados de 09 a 15 de maio em Muzambinho
16.05.2022
Agora é lei: mesários de Muzambinho e Juruaia estão isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos dos referidos municípios
16.05.2022
Inep publica edital do Encceja 2022
16.05.2022
Parceria entre Receita Federal e Instituições de ensino transforma receptores de TV pirata apreendidos em minicomputadores
16.05.2022
Dia dos Queijos Artesanais de Minas é comemorado nesta segunda-feira (16/5)
16.05.2022
Taça EPTV Futsal: Classificação do grupo 4 será definida em partida que acontece hoje em Monte Santo de Minas
16.05.2022