Caso extraconjugal motivou morte de maratonista em MG, diz polícia
23.02.2017
João Vicente dos Santos estava desaparecido desde outubro em Alfenas. Segundo polícia, ele foi morto por colega de trabalho e companheira dela.A Polícia Civil concluiu nesta quarta-feira (22) que o maratonista e técnico em enfermagem João Vicente dos Santos, desaparecido desde outubro do ano passado em Alfenas (MG), foi morto por uma colega de trabalho, que também é técnica em enfermagem. Diferente da linha de investigação que tratava o caso como latrocínio, a polícia informou que o crime foi passional. Outras quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no crime.
Ainda de acordo com os policiais, Joãozinho teria insistido para ter um caso extraconjugal com a colega de trabalho. Indignada com a situação, a mulher, com a ajuda da companheira dela, teria assassinado o maratonista em um quarto de motel.
"Durante o interrogatório, a Pamela falou que seria um crime passional, porque o Joãozinho estaria dando em cima da Mariângela, que seria a namorada dela. Posteriormente, parece que a Mariângela terminou com a Pamela, começou outro namoro e a Pamela ficou um pouco mais revoltada. Foi ai que a gente começou a puxar as pistas", explicou o delegado do caso, Márcio Bijalon.
Segundo a polícia, a colega de trabalho teria chamado o maratonista para ir ao motel. No local, ela e a companheira, que estava escondida no porta-malas do carro, mataram Joãozinho. "Deram um sonífero para ele. Ele dormiu e nisso a Pamela, ela estava no porta-malas, ela saiu e veio e aplicou uma injeção letal nele", disse Rômulo Bruno Lima, investigador da Polícia Civil.
Depois do crime, as duas mulheres teriam pedido ajuda para outras quatro pessoas para enterrar o corpo e sumir com o carro. Segundo a polícia, o casal vai responder por homicídio passional. Já os demais envolvidos responderão por furto e ocultação de cadáver.
"No nosso entendimento, a Mariângela e a Pamela responderão por homicídio, porque aparentemente é um crime passional. Agora os demais indivíduos, acredito que, ocultação de cadáver, com certeza, e furto, porque subtraíram os bens da vítima", concluiu o delegado.
A polícia informou ainda que, uma sétima pessoa suspeita de participar do crime, chegou a ser levada para a delegacia de Alfenas, mas prestar esclarecimentos foi ouvida e liberada.
Ossada encontrada
A ossada do maratonista foi localizada no início desta quarta-feira em um local de difícil acesso do bairro Cascalho, zona rural de Alfenas. Os restos mortais foram encontrados depois que a polícia prendeu durante a madrugada seis pessoas suspeitas de terem participado da morte de Joãozinho. Elas foram encontradas no bairro Jardim São Carlos.
Ainda segundo as investigações, o corpo do maratonista teria sido enterrado primeiro em Serrania (MG), mas devido à repercussão do caso, os suspeitos resolveram transferir o corpo da vítima para o local onde foi encontrado, em Alfenas.
Desaparecimento e suspeita de latrocínio
João Vicente tinha 51 anos e era conhecido em Alfenas por Joãozinho. O carro em que ele estava foi encontrado queimado e suspenso sobre blocos na noite do dia 26 de outubro. Ele tinha sido visto pela última vez no final da tarde. O atleta, que também era técnico de enfermagem, chegou em casa por volta das 17h e, depois, saiu para treinar. Segundo a esposa, Jaqueline Rosa, parentes e amigos contaram que viram Joãozinho treinando até por volta de 18h. Ele deveria buscá-la no trabalho às 18h50, mas, após esse horário, o telefone dele começou a dar fora de área.
Inicialmente, o caso foi tratado como desaparecimento, mas as investigações apontaram que possivelmente o maratonista foi morto. Em novembro, o sigilo bancário e telefônico de João Vicente foi quebrado e as buscas pelo corpo foram retomadas em janeiro. Com a localização dos dois objetos pessoais, a polícia tinha pelo menos três suspeitos de envolvimento na morte dele.
No dia 1º de fevereiro, uma aliança e um celular da vítima foram localizados, o que reforçou o latrocínio como principal linha de investigação.
Foto: Polícia Civil de Alfenas

Compartilhar
Veja também

Sala Mineira do Empreendedor em Muzambinho vai realizar um Mutirão de Atendimento Empresarial
24.04.2025
IF Sul de Minas tem 940 vagas abertas para cursos técnicos e superiores
24.04.2025
Juruaia sedia Dia de Campo sobre agricultura sustentável nesta sexta-feira (25)
24.04.2025
Botijão de gás pega fogo enquanto é trocado e causa susto em escola em Carmo do Rio Claro
24.04.2025
Próxima edição do CNU deve abrir inscrições em junho
24.04.2025
Muzambinho terá iluminação em LED
23.04.2025
Velório de papa Francisco acontece em Roma
23.04.2025
Sarau Pôr do Som celebra 33ª edição nesta quinta, 24 de abril
23.04.2025
SES-MG confirma terceira morte por dengue no Sul de Minas em 2025; vítima morava em Alterosa
23.04.2025