Consumidor deve ficar atento à economia de energia com o fim do Horário de Verão
21.02.2017
Se cada consumidor economizar, minimamente por mês, os benefícios para o meio ambiente serão imensos.Com o fim do Horário de Verão no último fim de semana, a Cemig destaca que seus consumidores devem continuar economizando. São situações simples que, se colocadas em prática de forma rotineira pela população, podem reduzir o valor da conta de energia e utilizar melhor a água dos reservatórios.
Para evitar gastos excessivos que podem pesar no bolso, é importante saber que o consumo de energia elétrica depende de duas principais variáveis: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles. Logo, abrir diversas vezes a porta da geladeira, tomar banhos demorados ou manter o ar-condicionado ligado em ambientes abertos podem aumentar o consumo.
Luciano Barreto, engenheiro de Soluções Energéticas da Cemig, destaca que se cada consumidor economizar, mensalmente, o mínimo que seja, os benefícios para o meio ambiente serão imensos.
“A Cemig possui hoje 8,2 milhões de clientes. Considerando que a média de gasto mensal por residência é de 120 quilowatt-hora (kWh), se cada residência reduzir 1 kWh por mês serão 8,2 milhões de kWh economizados no estado. O suficiente para atender uma cidade de mais 250 mil habitantes por mês. Todo mundo ganha e a natureza agradece”, comenta.
Dicas importantes:
Geladeira: evitar guardar objetos quentes dentro da geladeira e realizar a manutenção das borrachas da porta, caso necessário. Limpar e fazer o degelo periodicamente como recomenda o fabricante é outra medida que ajuda a diminuir o consumo de energia. O excesso de gelo e a disposição de alimentos ainda quentes no interior da geladeira forçam o equipamento e elevam o consumo de eletricidade.
Stand by: aparelhos em stand-by também são responsáveis por gastos desnecessários de energia. A orientação é de que os aparelhos sejam desligados, caso não estejam em uso constante. Microondas, máquinas de lavar e televisores (caso exista mais de um na residência), podem permanecer desconectados das tomadas ajudando na redução do consumo.
Iluminação: uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.
Simulador de consumo
Se o cliente da Cemig desejar obter uma estimativa do consumo elétrico da sua residência, saiba que é possível realizar o cálculo no site da Empresa. O simulador on-line disponibiliza uma lista de aparelhos eletroeletrônicos variados e solicita o preenchimento de campos com informações referentes a quantidade, potência, dias de uso dos aparelhos e tempo de uso por dia.
Imagem: Reprodução Google
Compartilhar
Veja também
Trabalhador fica gravemente ferido após acidente em indústria metalúrgica de Três Corações
21.01.2026
Fusca pega fogo durante a madrugada em frente à Santa Casa de Muzambinho
21.01.2026
Polícia indicia motorista por acidente com morte na madrugada de Natal em Alpinópolis, MG
21.01.2026
Suspeitos de furto em loja de chocolates fogem da PM em Guaxupé
21.01.2026
Operação policial prende chefe de quadrilha e recupera veículos roubados em Serrania
21.01.2026
Polícia Militar encontra tabletes de maconha escondidos em tambor enterrado em Monte Santo de Minas
21.01.2026
Polícia Militar de Botelhos prende foragido ligado a facção criminosa
21.01.2026
Três cursos de medicina do da região recebem nota 4 em prova do MEC; nota máxima era 5
20.01.2026
Acidente grave na Rodovia SP-344 mobilizou equipes de resgate em Caconde (SP)
20.01.2026