Vereadores, servidores e vice-prefeito são suspeitos de desvio em Serrania
25.01.2017
Valor de R$ 82 mil seria referente a verbas de viagem do município. Suposta fraude teria sido descoberta após quebra de sigilo telefônico.Dois vereadores, dois servidores e o vice-prefeito de Serrania (MG) estão sendo investigados por suspeita de um desvio de R$ 82 mil do município em verbas de viagem. O esquema teria funcionando entre 2013 e 2015. Conforme o Ministério Público, a suposta fraude só foi descoberta quando a Justiça autorizou a quebra do sigilo telefônico.
"Foi feito uma forma de desvio de dinheiro das diárias que cada vereador e cada desses servidores em comissão deveriam receber", disse o promotor Marcelo Fernandes dos Santos.
A investigação começou no ano passado. Entre os investigados estão os vereadores João Batista da Silva, José Reis Garcia e o atual vice-prefeito, Elton Bueno dos Santos, que na época era vereador. Os servidores municipais Fabiano Dias Moreira e Emerson Moreira dos Santos também teriam participado do esquema.
"As investigações apuraram que eles eram nomeados em cargos em comissão de assessoria técnica contábil e da controladoria da câmara, mas eles também foram nomeados como motoristas, então eles tinham razão para acompanhar os vereadores ou para viajarem", explicou o promotor.
Segundo a Promotoria, a fraude só foi descoberta quando a Justiça pediu a quebra do sigilo telefônico. Com a quebra, o Ministério Público descobriu que mesmo com o pagamento de verbas de viagens, os suspeitos sequer saíam da cidade.
"Ficou comprovado que em muitos dias eles fizeram os pedidos e nem sequer saíam de Serrania ou ficavam nas imediações enquanto os pedidos eram feitos de viagens para outras localidades", disse o promotor.
Conforme o Ministério Público, os investigados se apropriaram de dinheiro público em benefício próprio. As diárias teriam sido pagas pela câmara por um período maior do que a duração das supostas viagens. A pedido do órgão, todos os investigados foram afastados dos cargos por 120 dias.
O vice prefeito, Elton Bueno dos Santos, do PMDB, afirmou que ainda não foi notificado do caso, mas que é a favor da investigação e vai colaborar. O advogado dos secretários Fabiano Dias Moreira e Emerson Moreira dos Santos informou que eles não fizeram parte do suposto esquema. Já os vereadores João Batista da Silva (PSDB) e José Reis Garcia (DEM) não foram encontrados pela produção da EPTV Sul de Minas.
Foto: Reprodução EPTV

Compartilhar
Veja também

Cemig SIM oferece energia mais barata para moradores de Muzambinho
05.07.2025
25ª Cavalhada de Palmeiral celebra a cultura sertaneja com música e tradição em Botelhos
04.07.2025
Prouni do 2º semestre: inscrições terminam nesta sexta
04.07.2025
Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS
04.07.2025
Operação Ianque desarticula quadrilha especializada em furtos e roubos a propriedades rurais na região
04.07.2025
Muzambinhense recebe homenagem nacional por destaque no marketing digital
04.07.2025
Curso de Prospecção de Clientes tem inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Curso Gratuito de Derivados do Leite está com inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Idosa entrega cartão com senha e pode ter sofrido golpe em Monte Belo
03.07.2025