Exposição de presépios tem expectativa de 15 mil visitantes em Tapiratiba
01.12.2016
Mostra é realizada há 20 anos e nesse período apresentou mais de 600 cenários. Evento acontece de 15 de dezembro a 8 de janeiro, no Centro Pastoral.Existente há cerca de 20 anos, a exposição de presépios no Centro Pastoral Dom Tomás Vaquero, em Tapiratiba (SP), renova o espírito natalino, encanta visitantes e, neste ano, deve atrair 15 mil pessoas.
Os 32 cenários estão sendo preparados por moradores de Tapiratiba, Mococa e São José do Rio Pardo e neste ano terão como tema o Sol.
“Jesus Cristo é chamado de 'A Luz do Mundo', anunciado como o Sol que vem trazer a justiça e a paz”, explicou Luiz Carlos Gonçalves, padre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Montagens
O pintor Armando Gomes Filho usa a criatividade e a prática para criar o seu presépio. “As peças do jogo de xadrez são o bem e o mal no jogo, então indicam o bem, e cada um tem uma metodologia de ser uma regra de Deus, essa é minha ideia”, explicou.
Já a aposentada Cristina Marconi está criando uma vila hebraica. Com isopor, cola, massa de modelar e tinta ela consegue reproduzir frutas, um poço de água e pães, tudo em miniatura e nos mínimos detalhes.
“Eu fiz uma parte do presépio, ainda falta a parte da cidade porque é uma vila, onde vou colocar todas as casas e tudo mais”, disse.
Na casa da artista plástica Marieva Prado, o modelo escolhido foi o mosaico. “Cada pecinha que eu coloco no trabalho parece que é um momento da vida da gente, você vai encaixando peças e vai seguindo o desenho”.
A natureza também vai ganhar um espaço na exposição. Um grupo de adolescentes está montando uma espécie de maquete para falar sobre a fotossíntese.
“Uma coisa que é muito conhecida é que as plantas purificam o ambiente, então vamos dar essa ideia de purificação. Deus purifica as coisas ruins da nossa vida e transforma em coisas boas”, contou Maria Eduarda Bobayashi, de 15 anos.
Exposição
Os presépios serão divididos em dois espaços construídos por voluntários como o marceneiro Antonio Evangelista, que há 20 anos ajuda no evento. “Faço isso com a maior alegria e agradecendo tudo que Deus tem me dado na minha vida”, disse.
A exposição começa no dia 15 de dezembro e segue até 8 de janeiro, no Centro Pastoral Dom Tomas Vaquero, localizado na Praça Dona Esméria Ribeiro do Valle Figueiredo, 211, no Centro. O espaço funciona de segunda a sábado, das 19h às 22h30, e, nos domingos e feriados, das 17h às 22h30.
Foto: Reprodução EPTV

Compartilhar
Veja também

Ponto de Atendimento Virtual de Muzambinho é reconhecido pela excelência no atendimento
16.06.2025
Pix Automático começa nesta segunda (16); saiba como funciona
16.06.2025
Polícia recupera sacas de café e trator furtados na região avaliados em R$ 1 milhão
16.06.2025
Polícia procura segundo suspeito por morte de homem baleado em Machado
16.06.2025
Obras de recuperação da MG-446 entre Nova Resende e Muzambinho têm início
16.06.2025
Balão com mais de 30 pessoas cai em área rural de Capela do Alto e deixa uma pessoa morta
16.06.2025
Projeto educacional de Juruaia recebe reconhecimento nacional com o Selo Bicicleta Brasil
12.06.2025
Jovens de Muzambinho apresentarão propostas na Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025
12.06.2025
Rádios furtados de quartel da PM são encontrados em lavoura de Muzambinho (MG)
12.06.2025