Monte Belo terá caminhada em prol do Rio Muzambo nesta sexta-feira (25)
24.11.2016
Caminhada será em dois horários, de manhã e a tarde, saindo da Escola Estadual Frei Levino.O Instituto Sul Mineiro de Estudo e Preservação da Natureza vai realizar nessa sexta-feira (25), uma caminhada em prol ao Rio Muzambo em Monte Belo. O evento é uma das atividades programadas em comemoração ao dia do Rio Muzambo, celebrado nesse sábado, dia 26 de novembro.
A caminhada acontecerá em dois horários, saindo da Escola Estadual Frei Levino. No período da manhã, o horário será das 9h às 10h e à tarde, o horário será das 14h às 15h. Além de alunos e professores da escola, toda a comunidade é convidada a participar.
Na manhã de sábado (26) também está programado uma excursão passando por pontos do Rio na cidade, saindo às 8h da Escola Estadual Tancredo Neves.
Saiba Mais
Em 2015, o grupo S.O.S Rio Muzambo realizou um seminário em parceria com o Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS para efetivar as iniciativas de combate a degradação e incentivar a preservação do rio, que é um dos principais cursos d'água da região.
Na ocasião, um dos líderes do grupo, Dr. Reges Cabral Rodrigues esteve na Rádio Atividade FM e em entrevista ao programa Bom Dia Atividade Especial, disse que o amplo debate sobre tudo o que degrada o rio foi realizado, como a poluição através do esgoto, a destruição progressiva da mata ciliar, a recuperação de nascentes e as formas de preservá-las, a exploração sem controle da areia para construção civil, e talvez o mais importante, a importância do controle da retirada desses recursos naturais.
O grupo na ocasião, também apresentou um projeto de lei para todas as câmaras municipais das cidades onde rio percorre, que aprovassem o dia 26 de novembro como o “Dia da Conscientização do Rio Muzambo”, garantindo que o tema seja sempre lembrado e debatido anualmente.
O Rio Muzambo
O rio Muzambo nasce entre Muzambinho e Tapiratiba (SP) e percorre cerca de 110 KM passando por Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Areado e Alterosa até desaguar na Represa de Furnas. Outro dado importante é que o rio fornece de 11 a 13% do volume de água para a Bacia de Furnas.
Das cinco cidades, apenas Alterosa trata boa parte do esgoto doméstico e industrial que é produzido na cidade.
*Foto: SOS Rio Muzambo/Instituto Sul Mineiro de Estudo e Preservação da Natureza
Compartilhar