5º Sertanejão da APAE de Monte Belo acontece nesse domingo

19.10.2016

Evento será no Estádio Municipal José Amâncio de Souza no domingo (23), a partir das 15h.

A APAE de Monte Belo vai realizar no próximo domingo, dia 23 de outubro o 5º Sertanejão da APAE, evento que já se tornou parte do calendário da entidade e que nesse ano, entra como grande comemoração pelos 20 anos de atuação da APAE no município.

 

No programa Bom Dia Atividade Especial do último sábado, recebemos em nossos estúdios a presidente da APAE Maria Luiza Alves, a diretora Ana Maria Ruela e o representante da Visual Promoções Artísticas Fagner Passos. Eles falaram sobre a trajetória da APAE em Monte Belo e sobre os preparativos para esse evento que acontece no próximo domingo. 

 

Segundo a direção da APAE esse evento é uma celebração de extrema importância, pois a entidade está sempre buscando melhor atendimento aos alunos assistidos. Toda a renda é investida nas obras de melhoria da infraestrutura do prédio, mobiliário e equipamentos que são necessários para o bom funcionamento da entidade. 

 

Ana Maria contou que a APAE começou a atuar em Monte Belo em março de 1996. Segundo ela, a necessidade de algumas famílias que precisavam sair da cidade para buscar o acompanhamento para os filhos em Guaxupé foi a iniciativa para que uma unidade fosse criada em Monte Belo.

 

Antes da sede oficial, a entidade funcionou em casas alugadas. A construção da sede própria foi através de ajuda das pessoas da cidade, pais e amigos e de emendas parlamentares. Ana destacou o início da entidade no município foi uma das obras mais importantes nessa trajetória de 20 anos.

 

A diretora comentou que com a renda do evento a APAE quer construir um muro de arrimo, para poder realizar a construção de um espaço de práticas esportivas na área externa também uma sala para trabalhar a acessibilidade das crianças.

 

A APAE de Monte Belo atende na área educacional, assistencial e de saúde. A escola da APAE, “Raio de Luz” tem 76 alunos matriculados. No total, são 86 usuários que possuem atendimento regular nas áreas de educação, assistencial e saúde. Cerca de 30 profissionais atuam na entidade. Ana explicou que na área de educação, os profissionais são cedidos através de convênio estadual e na área da saúde, esse convênio é municipal. 

 

Ana também explicou que as APAES estão enfrentando um problema com os atendidos que já concluíram a formação escolar. As entidades fazem o convênio com a área educacional com prefeituras e estado por esses alunos, porém, quando eles concluem, a APAE deixa de receber por esse aluno e por isso, muitas entidades já enfrentam dificuldades na regional Sul 1, da qual a APAE de Monte Belo faz parte, porque muitos deles ainda precisam do atendimento ocupacional e terapêutico.

 

Ela disse que há uma luta da Federação das APAEs para que haja uma espécie de financiamento para que esses usuários que deixaram de ser alunos possam continuar os atendimentos assistenciais e terapêuticos.

 

A APAE recebe uma subvenção da secretaria do bem estar social da prefeitura de Monte Belo, atualmente no valor de R$ 20 mil anual. Além disso, realiza eventos para ajudar na manutenção das despesas. Ana também agradeceu a comunidade montebelense que sempre colabora em todos os eventos que a APAE realiza na cidade, e espera que possam ajudar mais uma vez, comparecendo nessa quinta edição do Sertanejão.

 

Ana também aproveitou para agradecer a todos que ajudaram e colaboraram quando o rodeio foi realizado na cidade. Na ocasião, a organização do evento deu o último dia para que a APAE usasse a estrutura e com isso, conseguiu arrecadar uma boa quantia, além de um carro, conseguido através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Emidinho Madeira. A diretora disse que o carro auxilia muito no dia a dia da entidade e é usado no transporte de alunos quando precisam de atendimentos em outras cidades e pela parte administrativa.

 

Na entrevista a diretora destacou o APAEcolé, um projeto desenvolvido pela entidade desde 2006 para trabalhar os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Consiste numa sorveteria, um espaço construído dentro da APAE, onde os alunos trabalham a parte prática e teórica e atividades de vida diária, cuidado com a parte pessoal, de higiene, trabalho em equipe, para que sejam independentes.

 

Além disso, os sorvetes são produzidos e comercializados pelos alunos. O retorno financeiro é dividido na manutenção da sorveteria e da entidade e ao pagamento dos alunos que trabalham. Luiza disse que é um objetivo colocar esse produto para ser comercializado em outros estabelecimentos para que possa ser um meio de manter a APAE.

 

A oficina de flores é outro projeto destacado na entrevista, que envolve as crianças, grupos de idosos e mães. O material confeccionado é comercializado na entidade e também em datas como finados. Segundo Ana, a ideia é sempre melhorar essa oficina de forma a integrar os alunos e as famílias.

 
Representando a Visual Promoções Artísticas, empresa que ajuda a APAE na produção do 5º Sertanejão, Fagner Passos, falou sobre os artistas. Com uma programação variada, que promete agradar a todos, Fagner destacou as presenças do cantor Rick Sollo, grupo Tradição, das duplas Átila & Renato, Antony & Gabriel, Renato & Giovanelli, Matheus Minas & Leandro, João Pedro & Cristiano, Otávio Augusto & Gabriel, Edson & Vinícius, Ricardo & João Fernando e o locutor de rodeios Marco Brasil. 

 

O 5º Sertanejão da APAE será realizado no dia 23 de outubro, domingo, a partir das 15h, no Estádio Municipal José Amâncio de Souza, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Governo do Estado de Minas Gerais. Fagner destacou que há pontos de vendas além de Monte Belo e Muzambinho, nas cidades de Juruaia, Nova Resende, Alterosa, Areado e Cabo Verde.

 

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 20 reais na sede da APAE em Monte Belo, na Rua Joaquim Alves Goulart, 217, ou nos diversos pontos de vendas também com os comissários. Em Muzambinho o ponto de venda é a loja Billy Country Western. Mais informações pelo telefone (35) 3573-1658 ou (35) 9.9104-6776.

 

Ao final da entrevista, Ana e Luiza agradeceram a todos que sempre ajudam a APAE de Monte Belo e convidaram todos os ouvintes da Rádio Atividade FM para participar dessa grande festa. Fagner também agradeceu a Rádio Atividade FM pelo espaço de divulgação.

 

Foto: Atividade FM 

 

 

Divulgação APAE


Cartaz: Divulgação APAE

Compartilhar

Fonte - Redação Atividade FM Autor - Monica Colombo

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO