Campanha Nacional de Multivacinação será realizada na próxima semana em Muzambinho
16.09.2016
Vacinação na área urbana será de 19 a 30 de setembro. Na zona rural a data será divulgada. Dia D será realizado no sábado, dia 24 de setembro.O Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (19), a Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O objetivo da campanha é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação.
Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 19 milhões e 200 mil doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país.
Em Muzambinho, de acordo com a coordenadora municipal de imunização, Sônia Tereza Ângelo, a vacinação na área urbana será no período de 19 a 30 de setembro. Na zona rural a data será divulgada.
O dia D será realizado no sábado (24) com estratégia de centralização nos dois Postos de Saúde, Ambulatório Municipal e Posto de Saúde do bairro Alto do Anjo, em período integral, das 8h às 17h. Não haverá vacinação nos PSF’s.
Ainda segundo Sônia, a equipe de profissionais de saúde de Muzambinho realizará busca ativa de crianças e adolescentes com vacinas em atraso nas creches e escolas do município.
Sônia também salientou que serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário vacinal básico da criança e do adolescente, porém a vacinação será seletiva e discriminada para cada caso em particular, sendo de extrema importância a apresentação do cartão de vacinas para ser analisado e completadas as doses em atraso.
As vacinas disponíveis serão para crianças menores de 5 anos: BCG, triviral, pneumocócica, meningocócica, pentavalente, contra febre amarela, hepatite A e B, rotavírus, e pentavalente.
Para adolescentes somente do sexo feminino, de 9 a 13 anos: vacina contra HPV; adolescentes do sexo feminino e masculino: contra hepatite B, febre amarela, triviral e dupla adulto (difteria e tétano) e para gestantes adolescentes, entre 10 e 14 anos: dupla acelular (difteria, tétano e coqueluche).
Ainda de acordo com a coordenadora, essa é mais uma ação preventiva com objetivo de atualizar cartões de vacina de crianças e adolescentes contra as doenças imuno previsíveis, “a população deve comparecer nos postos de saúde no período de 19 a 30 de setembro, lembrando sempre de levar o cartão de vacinas”, completou Sônia.
*Foto: Reprodução Google.
Compartilhar
Veja também
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025
Muzambinho realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado
17.10.2025
Produtor de Muzambinho está entre os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
17.10.2025
Dois homens são presos em Muzambinho com suspeita por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
17.10.2025
Casos de suspeita de metanol fazem aumentar em até 80% a procura por análises de bebidas na UFLA
16.10.2025
Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025