Recanto Japonês deve ser tombado como patrimônio histórico em Poços de Caldas
30.08.2016
Ideia está sendo analisada com comunidade japonesa da cidade. Ainda não há previsão para reconstrução de Casa de Chá no local.A prefeitura de Poços de Caldas (MG) e a Associação Cultural e Recreativa Nikkey definiram em reunião realizada nesta segunda-feira (29) que o Recanto Japonês, um dos principais pontos turísticos da cidade, deve ser tombado como patrimônio histórico.
Segundo infomações do Secretário de Turismo Rômulo Vilela Filho, a decisão foi firmada e o levantamento dos dados para o processo deve ser iniciado antes mesmo da reconstrução da Casa de Chá, que foi destruída em um incêndio, na madrugada deste domingo (28). Entretanto, ainda não há previsão para o início das obras no local.
"A nossa equipe de patrimônio histórico irá realizar um dossiê das coisas que restaram, para registro. Para que nesta terça-feira (30) seja iniciada a limpeza do local, junto com membros da associação", afirmou o secretário, via assessoria de imprensa.
O secretário informou ainda que o processo de reconstrução pode ser um pouco demorado.
"Não vai ser pura e simplesmente cortar a madeira e montar. Nós vamos ter que seguir todos os passos que a própria fundação Nikkey, através da embaixada do Japão, vai nos passar", disse Filho.
Segundo um dos membros da Associação Nikkey da cidade, Silvio Kimura, todos os esforços para a rescontrução e tombamento serão levados em conta.
"Vamos realizar agora a parte emergencial e, depois, vamos trabalhar para o futuro, para melhorar a parte turística do lugar com a ajuda da associação, pois sabemos da dificuldade que é para a administração cuidar do lugar sozinha. Então, vamos fazer um convênio com a Prefeitura para melhorarmos o Recanto como um todo", disse Kimura.
O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto para visitação, diariamente das 8h às 18h.
*Foto: G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Saúde em Ação será realizado em Muzambinho neste sábado, 22 de fevereiro
19.02.2025
Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas
19.02.2025
MGC-491 em Monte Belo recebe obras de recuperação de pavimento
19.02.2025
Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais estará indisponível de 03 a 20 de março em Muzambinho
19.02.2025
PGR denuncia Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
19.02.2025
Papa está com pneumonia bilateral e quadro requer novo tratamento
19.02.2025
Muzambinho elegeu novos conselheiros tutelares
18.02.2025
Com cenário mais favorável, região registra 10% dos casos de dengue do mesmo período de 2024 Conforme a SES-MG, região tem 667 casos confirmados
18.02.2025
Operação policial resulta na apreensão de drogas em laboratório clandestino em Alfenas
18.02.2025