Cemig testa aeronave não tripulada para inspeção de linhas de transmissão
25.08.2016
Voos autorizados pelos órgãos responsáveis estão sendo feitos na região Oeste de MinasA Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig está realizando testes com Veículo Aéreo Remotamente Pilotado – também conhecido como Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) – que deverá ser utilizado no monitoramento e nas inspeções aéreas preventivas das suas linhas de transmissão e de distribuição, assim como de outros ativos da empresa. A tecnologia vem sendo desenvolvida pela Cemig em parceria com a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec), e conta com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização Maurício de Souza Abreu, da Cemig, a futura utilização dessas aeronaves não tripuladas deverá contribuir para a redução dos custos e dos riscos associados aos procedimentos de monitoramento e inspeção aérea da empresa, além de contribuir para uma maior eficiência operacional e confiabilidade no fornecimento de energia.
“Atualmente as inspeções são realizadas com a utilização de helicópteros tripulados que voam bem próximos às linhas. A utilização do Vant poderá contribuir, além da redução dos custos e riscos, com a ampliação da inspeção aérea das linhas e com a redução da periodicidade desse procedimento. Ainda poderá contribuir – caso seja autorizado futuramente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – com a realização de inspeções noturnas, o que é inviável atualmente com a utilização dos helicópteros tripulados”, afirmou o engenheiro.
Sem se restringir às inspeções para a detecção de problemas nas estruturas e cabos das linhas de transmissão e distribuição, a Cemig deverá utilizar o Vant para outros fins, como o monitoramento de possíveis invasões das faixas de servidão e acompanhamento do crescimento de vegetação próximo às linhas, além da visualização de erosões próximas às torres. Está prevista também a utilização da aeronave no monitoramento das bordas dos reservatórios das usinas contra invasões, no monitoramento das áreas ambientais da empresa e em diversas outras aplicações já identificadas dentro da empresa.
A entrada em operação do Vant depende de alguns ajustes finais nos testes – que estão sendo realizados na área rural de Lagoa da Prata – e da entrada em vigor da regulamentação para a utilização dessas aeronaves, que está em fase de aprovação pela ANAC. Atualmente, apenas estão autorizadas a voar os Vants utilizados para fins de pesquisa e desenvolvimento, que possuam o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC para cada aeronave e somente voos até a linha visada.
Pioneirismo
A Cemig foi a primeira empresa do setor elétrico a conseguir o CAVE para um Vant. Os testes atendem às recomendações dos órgãos responsáveis pelo controle da utilização dessas aeronaves. Além da autorização da ANAC, também foi necessária a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para a utilização dos rádios e também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do NOTAM (sigla em inglês para “Notice to Airmen”, ou aviso aos aeronavegantes) emitido para a área de testes.
O Vant
O modelo Cemig/FITec que está sendo testado tem 3,8 metros de envergadura e 1,7 metro de comprimento. Foi construído utilizando diferentes materiais, como fibra de vidro, fibra de carbono e aramida (fibra sintética conhecida pelo nome comercial kevlar). A aeronave pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e tem autonomia de voo de duas horas.
*Foto: Cemig.

Compartilhar
Veja também

Ponto de Atendimento Virtual de Muzambinho é reconhecido pela excelência no atendimento
16.06.2025
Pix Automático começa nesta segunda (16); saiba como funciona
16.06.2025
Polícia recupera sacas de café e trator furtados na região avaliados em R$ 1 milhão
16.06.2025
Polícia procura segundo suspeito por morte de homem baleado em Machado
16.06.2025
Obras de recuperação da MG-446 entre Nova Resende e Muzambinho têm início
16.06.2025
Balão com mais de 30 pessoas cai em área rural de Capela do Alto e deixa uma pessoa morta
16.06.2025
Projeto educacional de Juruaia recebe reconhecimento nacional com o Selo Bicicleta Brasil
12.06.2025
Jovens de Muzambinho apresentarão propostas na Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025
12.06.2025
Rádios furtados de quartel da PM são encontrados em lavoura de Muzambinho (MG)
12.06.2025