Em MG, menino com síndrome rara encontra doadores de medula óssea
10.08.2016
Gabriel Souza, de 3 anos, tem doença que ataca o sistema imunológico. Quadro de saúde deve estar mais estável para que seja marcada cirurgia.A família do menino Gabriel Souza, de 3 anos, comemora a informação de que foram encontrados dois doadores para o tão sonhado transplante de medula óssea.
O garoto vive em Campo Belo (MG) e em fevereiro deste ano foi diagnosticado com a síndrome de "Chediak-Higashi", uma doença que ataca o sistema imunológico. Desde então, a família corria contra o tempo para encontrar um doador.
A síndrome de Chediak-Higashi é uma alteração genética ainda sem causa definida, que afeta e enfraquece o sistema imunológico. Quando atacado por um vírus ou bactéria, reage contra o próprio organismo. A doença se caracteriza pelo albinismo parcial e por isso é conhecida também como síndrome do cabelo prateado.
Como a síndrome não tem cura, a esperança é um transplante de medula óssea. Agora, a família do menino Gabriel, que está internado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo, aguarda que o quadro de saúde do garoto esteja mais estável para que a cirurgia possa ser marcada.
O mutirão
No dia 12 de março deste ano, a Secretaria de Saúde de Campo Belo e o Hemominas de Poços de Caldas (MG) realizaram um mutirão para fazer o cadastro e a coleta de sangue das pessoas interessadas em doar medula óssea para o garoto. Na ocasião, uma equipe do Hemominas esteve em Campo Belo.
Sobre o tratamento
Para se manter estável, o garoto precisa tomar nove tipos de medicamentos, sendo que um deles custa R$ 3 mil. Por isso, a família conta com a ajuda de amigos para controlar a doença e custear o tratamento de Gabriel. Pelas redes sociais, amigos chegaram a criar uma campanha para arrecadar dinheiro.
De acordo com a pediatra, Rose Santana, que acompanha o caso de Gabriel, estima-se que ao menos 200 pessoas em todo o mundo tenham a síndrome.
O caso do menino continua sendo estudado por médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, porque, diferente de outros portadores da síndrome, Gabriel consegue responder aos tratamentos e resiste às infecções.
*Foto: G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Jovem de 20 anos que teve corpo queimado após acidente doméstico aguarda transferência para hospital em BH
05.07.2022
Julho Fest começa nesta quarta em Poços de Caldas
05.07.2022
Batida de frente entre carros deixa feridos, com um preso às ferragens em Guaxupé, MG
05.07.2022
Idosa de 87 anos é a 179ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
05.07.2022
Novos 121 casos de Covid-19 foram informados no mais recente boletim de Muzambinho
05.07.2022
'Bloqueado', de Gusttavo Lima, é a música mais tocada nas rádios em 2022
04.07.2022
Ladrões levam mais de 150 quilos de carnes e outros alimentos do Restaurante Popular em Poços de Caldas, MG
04.07.2022
Novas regras de atendimento no INSS passam a valer a partir desta segunda-feira, 04 de julho
04.07.2022
Incêndio atingiu aterro sanitário de Muzambinho
04.07.2022