Em MG, menino com síndrome rara encontra doadores de medula óssea
10.08.2016
Gabriel Souza, de 3 anos, tem doença que ataca o sistema imunológico. Quadro de saúde deve estar mais estável para que seja marcada cirurgia.A família do menino Gabriel Souza, de 3 anos, comemora a informação de que foram encontrados dois doadores para o tão sonhado transplante de medula óssea.
O garoto vive em Campo Belo (MG) e em fevereiro deste ano foi diagnosticado com a síndrome de "Chediak-Higashi", uma doença que ataca o sistema imunológico. Desde então, a família corria contra o tempo para encontrar um doador.
A síndrome de Chediak-Higashi é uma alteração genética ainda sem causa definida, que afeta e enfraquece o sistema imunológico. Quando atacado por um vírus ou bactéria, reage contra o próprio organismo. A doença se caracteriza pelo albinismo parcial e por isso é conhecida também como síndrome do cabelo prateado.
Como a síndrome não tem cura, a esperança é um transplante de medula óssea. Agora, a família do menino Gabriel, que está internado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo, aguarda que o quadro de saúde do garoto esteja mais estável para que a cirurgia possa ser marcada.
O mutirão
No dia 12 de março deste ano, a Secretaria de Saúde de Campo Belo e o Hemominas de Poços de Caldas (MG) realizaram um mutirão para fazer o cadastro e a coleta de sangue das pessoas interessadas em doar medula óssea para o garoto. Na ocasião, uma equipe do Hemominas esteve em Campo Belo.
Sobre o tratamento
Para se manter estável, o garoto precisa tomar nove tipos de medicamentos, sendo que um deles custa R$ 3 mil. Por isso, a família conta com a ajuda de amigos para controlar a doença e custear o tratamento de Gabriel. Pelas redes sociais, amigos chegaram a criar uma campanha para arrecadar dinheiro.
De acordo com a pediatra, Rose Santana, que acompanha o caso de Gabriel, estima-se que ao menos 200 pessoas em todo o mundo tenham a síndrome.
O caso do menino continua sendo estudado por médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, porque, diferente de outros portadores da síndrome, Gabriel consegue responder aos tratamentos e resiste às infecções.
*Foto: G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Flipocinhos: Festival Literário de Poços tem programação especial para a criançada
22.04.2025
Adolescente morre após se engasgar com carne durante o jantar em Centro Socioeducativo
22.04.2025
Terceiro suspeito de participar de morte de advogado em Ubatuba se apresenta à polícia
22.04.2025
Idoso é morto a tiros deitado sobre rede na varanda de casa em Senador José Bento, MG
22.04.2025
Expoagro Guaxupé divulga Ana Castela e Luan Santana no primeiro fim de semana de julho
22.04.2025
Lago de Furnas atinge o menor índice do período nos últimos quatro anos e preocupa quem vive do turismo e da pesca
22.04.2025
Arquidiocese e diocese de Guaxupé e região lamentam morte de papa Francisco
21.04.2025
Confusão em bar termina com tiros de borracha e uso de bombas de gás lacrimogêneo no Centro de Poços de Caldas
21.04.2025
Corpo de advogado morto durante assalto no litoral de SP é sepultado em São Gonçalo do Sapucaí (MG)
21.04.2025