Diocese de Guaxupé será homenageada por seus 100 anos na ALMG
05.08.2016
Reunião Especial que vai celebrar a data será realizada na próxima quinta-feira (11).O centenário da Diocese de Guaxupé será comemorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em uma Reunião Especial, na próxima quinta-feira, dia 11 de agosto, às 20 horas, no Plenário.
Em novembro de 1913, o bispo da Diocese de Pouso Alegre, Dom Antônio de Assis, decidiu mudar sua residência episcopal da sede diocesana para Guaxupé. Três anos depois, no dia 3 de fevereiro de 1916, por decreto do papa Bento XV e em conformidade com o pedido do bispo, é erigida a Diocese de Guaxupé, separando-se integralmente do território da Diocese de Pouso Alegre.
Nomeado como primeiro bispo da diocese, Dom Assis tomou posse em maio do mesmo ano, trabalhando pelo estabelecimento das instituições diocesanas, como a Cúria Diocesana e paróquias. Pioneiro, regeu a diocese entre os anos de 1916 e 1919.
Após este período, governaram diversos bispos, sendo que, no dia 13 de junho de 2007, o papa Bento XVI nomeou Dom José Lanza Neto como novo bispo de Guaxupé, tomando posse no dia 22 de julho de 2007 na Catedral Nossa Senhora das Dores, na cidade. A homenagem é fruto de um requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).
Com aproximadamente 900 mil habitantes, a Diocese de Guaxupé compreende uma área de mais de 15 mil quilômetros quadrados. Para o adequado atendimento dos fiéis, a diocese possui 86 paróquias distribuídas em 41 municípios e 11 distritos, organizando-se por setores pastorais.
*Foto: Reprodução Google.
Compartilhar