Justiça determina que prefeitura limpe lotes com focos de dengue em Alfenas.
04.08.2016
Ação foi proposta pelo Ministério Público contra administração em Alfenas. Neste ano, cidade lidera o ranking do Sul de Minas sobre casos da doença.O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) julgou procedente uma ação proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre responsabilidade da Prefeitura de Alfenas (MG) no combate à dengue.
De acordo com a sentença, a administração municipal fica obrigada a fazer a limpeza dos imóveis com foco do mosquito transmissor. A procuradoria do município informou que vai recorrer da decisão.
A ação civil pública foi proposta pelo promotor Fernando Ribeiro Magalhães Cruz em 2015, ano em que Alfenas apresentou muitos casos de dengue.
A sentença, que saiu no final do 1º semestre deste ano, mas só foi divulgada nesta semana, diz que o município deve zelar pela redução dos focos da cidade, podendo ser multado caso não realize a limpeza em lotes que possam favorecer a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que, além da dengue, pode transmitir zika e chikungunya.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alfenas lidera o ranking de casos de dengue no Sul de Minas entre janeiro e agosto deste ano. São 4.496 casos prováveis da doença.
Em segundo lugar, está Varginha (MG), com 2.692 ocorrências. Passos (MG) está na terceira posição com 1.285 registros.
*Foto: G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Muzambinho registra 4º óbito por Covid-19
27.01.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
27.01.2021
Monte Belo registra 11º e 12º óbitos por Covid-19 em boletim desta terça, 26
27.01.2021
Nova Resende registra 7º óbito por Covid-19
27.01.2021
Mais 18 casos de Covid-19 e um óbito suspeito são registrados em Monte Belo
26.01.2021
Jovens morrem afogados nesta segunda-feira em Cabo Verde e Gonçalves (MG)
26.01.2021
Idosos e funcionários testam positivo e asilo registra surto de Covid-19 em Carmo do Rio Claro, MG
26.01.2021
Santa Casa de Guaxupé está com 100% dos leitos ocupados
26.01.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
26.01.2021