Comissão de Agropecuária vai a Machado debater cafeicultura
01.08.2016
Audiência será nessa terça-feira (2) e pretende discutir políticas de valorização do setor.O município de Machado, no Sul de Minas, recebe, nesta terça-feira (2), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a cafeicultura no Estado.
A reunião será às 13 horas, no Instituto Federal do Sul de Minas – Centro de Excelência Campus Machado (Rodovia Machado-Paraguaçu, km 11), e atende a requerimento dos deputados Emidinho Madeira (PSB), Fabiano Tolentino (PPS), Nozinho (PDT), Rogério Correia (PT), Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Inácio Franco (PV).
O presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino, reforçou que a economia mineira é baseada, predominantemente, nas atividades agrícolas. “O agronegócio foi responsável, em 2015, por 33% das exportações do Estado, totalizando US$ 5,5 bilhões”, comentou. Tolentino disse, ainda, que é necessário propor políticas que valorizem a produção e a venda do café. “Em Minas, no acumulado desse ano, a produção foi estimada em quase 30 milhões de sacas, um crescimento de 28% em relação à última safra”, destacou.
O deputado Emidinho Madeira, vice-presidente da comissão e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, afirma que essa é uma oportunidade para que sejam apresentadas novas ideias e reivindicações. “A cafeicultura foi, e continua sendo, o grande pilar da nossa economia. Nosso papel, como poder público, é abrir os canais de discussão”, pontuou.
Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o prefeito de Alfenas e presidente do Consórcio para o Desenvolvimento do Café do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Maurilio Peloso; o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda., Carlos Alberto Paulino da Costa; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Glênio Martins de Lima Mariano; o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; e o gerente do Campo Experimental de Machado, Gilmar Cereda.
*Foto: ALMG.
Compartilhar
Veja também
2º Sudoeste Summit discute conexões e impacto da inovação nos negócios em Muzambinho
11.11.2025
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em Muzambinho
03.11.2025
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025