Cadeia de Muzambinho poderá ser assumida pela Suapi
27.07.2016
Declaração foi dada pelo diretor regional da Suapi, Adriano de Souza Silva, durante operação na cidade de Botelhos.O diretor regional da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Adriano de Souza Silva, disse que a cadeia de Muzambinho pode ser assumida pela Suapi. A informação foi passada durante uma entrevista sobre a transferência de presos para a cidade de Botelhos.
Segundo a reportagem, a Suapi também deve assumir a cadeia de Muzambinho e alguns detentos podem deixar o presídio de Botelhos. De acordo com o diretor, os presos que foram transferidos de Monte Belo poderiam vir para Muzambinho. “Se isso acontecer, nada impede de levarmos ao conhecimento do nosso subsecretário a possibilidade de [presos de] Monte Belo já ficarem em Muzambinho, devido à proximidade", alega Silva.
O diretor da Suapi disse ainda que os presos mais perigosos não ficarão na cidade de Botelhos e serão encaminhados para penitenciárias da região.
Nessa quarta-feira (27), o G1 Sul de Minas publicou uma reportagem que mostra que os moradores de Botelhos estão preocupados com a transferência de presos de outras cidades para o município.
A mudança foi determinada desde que a administração da cadeia pública local passou a ser administrada pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), o que transformou a antiga cadeia em presídio. Situação que incomoda e assusta quem mora perto do local.
A transferência dos presos faz parte de um cronograma da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) que prevê a realocação de mais de 4 mil detentos sob custódia da Polícia Civil para a Suapi. Em Botelhos, em apenas 10 dias, a população carcerária passou de 38 para 80. O número de agentes penitenciários também aumentou, de cinco para 20.
A antiga cadeia tem só oito celas, sendo duas individuais. Os detentos, homens e mulheres, que vieram de cadeias fechadas na região, estão divididos entre as outras seis celas. O diretor regional da Suapi, Adriano de Souza Silva, garante que vai haver ampliação no local.
"Eu acredito que nós trabalharemos em Botelhos com 80 a 100 pessoas. Obviamente ampliaremos celas, vamos fazer uma reestruturação e trazer condições dignas para que essas pessoas possam pagar o que devem à sociedade e ao Estado", explica o diretor regional da Suapi.
Localizado no Centro da cidade, o presídio causa medo na população, que chegou até a fazer um abaixo-assinado pedindo explicações sobre a mudança.
"A cidade é pequena, não está acostumada com tumulto desse tipo. E, de certa forma, traz uma insegurança", conta o técnico de enfermagem Olair Figueiredo.
"Eu achei ruim, porque essa cadeia é muito pequena. Eles ficam todos amontoados, uma hora mesmo, aparece um revoltado, ai a coisa fica feia", opinou a dona de casa Gercília dos Santos.
*Foto :Reprodução EPTV.
Compartilhar
Veja também
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em Muzambinho
03.11.2025
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025