Dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock
13.07.2016
O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985.A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock".
O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 entre outros.
Foi quando Bob Geldof (antigo líder da banda inglesa Boomtown Rats) juntou a fome com a vontade de comer: reuniu os maiores nomes do rock da época e botou todos pra tocar simultaneamente na Inglaterra e nos EUA.
A parada toda foi transmitida pela TV e todo mundo parou pra assistir.
Foi assim que o mundo conheceu o U2, por exemplo, que entou nessa pegada filantrópica e nunca mais saiu.
Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento, Bob Geldof organizou o Live 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.
No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.
Faz 31 anos que isso aconteceu e, até hoje, o dia 13 de julho virou sinônimo de rock, de ação social e de fazer um mundo melhor.
Comemoração somente no Brasil
Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação.
A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.
Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas. Nos EUA, poucas pessoas comemoram a data no dia 9 de julho, em homenagem ao programa "American Bandstand, de Dick Clark, que estreou nessa data. O programa ajudou a popularizar o rock and roll nos EUA.
Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock.
Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That's All Right e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA
*Foto: R7.
Compartilhar
Veja também
2º Sudoeste Summit discute conexões e impacto da inovação nos negócios em Muzambinho
11.11.2025
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em Muzambinho
03.11.2025
Chuva causa falta de energia em várias cidades na região
28.10.2025
Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025