Polícia conclui inquérito e diz que não houve estupro coletivo em Machado
28.06.2016
Investigação começou após mãe de uma das jovens procurar a polícia. Meninas voltaram atrás e negaram que o crime tenha acontecido.A Polícia Civil deu por encerrado o caso do suposto estupro coletivo que teria acontecido com duas jovens de 15 anos em Machado (MG). De acordo com o delegado responsável pelo caso, Juliano Lago, a irmã de uma das adolescentes teria convencido as duas a mentir para a família e para a polícia.
O caso começou a ser investigado na última quinta-feira (23) após a denúncia da mãe da outra adolescente. Ela disse à policia que a filha e a amiga haviam sido sequestradas por um grupo de rapazes, levadas para um cativeiro, dopadas e violentadas. Durante a procura por um dos suspeitos, houve troca de tiros com a polícia.
No entanto, na sexta-feira (24), o Ministério Público emitiu uma nota dizendo que o crime não havia acontecido. Para a polícia, o crime não aconteceu.
"Ao inventar essa situação toda foi o quê? Gerar um desconforto nos desafetos de um bairro diverso e, com base nisso, o quê? Estancar uma rivalidade ou estancar uma agressividade desse bairro para com o bairro delas", disse o delegado.
Durante as investigações, a policia ouviu 22 pessoas, mas foi o comportamento das jovens que chamou a atenção dos investigadores. "Normalmente as vítimas de estupro se apresentam muito abaladas, o que não se demonstrou em relação às adolescentes, que foram ouvidas na delegacia", explicou o delegado regional, Thiago Gomes Ribeiro.
As jovens passaram por exame de corpo de delito. "Uma que teve relação sexual foi totalmente consentida, e a segunda que não teve relação sexual falou que ficou, no linguajar delas, com o menino de forma totalmente consentida", completou Lago.
Segundo as investigações, foi a irmã de uma das adolescentes quem planejou tudo. Ela teria convencido as menores a mentir e a agora pode responder criminalmente por isto. A irmã da jovem contesta.
"Como que a gente ia inventar uma coisa dessas? E outra, as meninas não iam inventar uma coisa dessas também não, por que quem que ia se expor a uma vergonha dessas para todo mundo ficar sabendo sendo mentira? Ninguém é louco de fazer uma coisa dessas não”, diz.
Os pais de uma das meninas, no entanto, insistem em dizer que ela foi violentada. Nesta segunda-feira (27), a menor passou por tratamento psicológico. A família dela vai tentar reabrir o inquérito, mas para a polícia o caso já foi esclarecido.
"Isso é um fato muito grave, você imputar um crime a outra pessoa sendo que esse crime não ocorreu", afirma Ribeiro.
*Foto: G1 Sul de Minas.
Compartilhar
Veja também
Nesta quinta-feira acontece o lançamento do Livro e Filme sobre o Ramal do Tuiuti
13.11.2025
Pedágio de Muzambinho ganha cabine de autoatendimento para veículos e motocicletas
13.11.2025
Muzambinho celebra arte e identidade local com o evento “Noite Solar”
13.11.2025
Novembro Azul: AVMCC promove campanha de prevenção ao câncer de próstata em Muzambinho
13.11.2025
2º Sudoeste Summit discute conexões e impacto da inovação nos negócios em Muzambinho
11.11.2025
Muzambinho divulga programação de aniversário de 145 anos com eventos ao longo de novembro
05.11.2025
Justiça Eleitoral de Muzambinho realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria
05.11.2025
“Município em Ação” é tema de Conferência Municipal de Esporte de Muzambinho 2025
03.11.2025
Zona Azul de Poços de Caldas tem reajuste a partir de segunda-feira
03.11.2025