Hospital referência em tratamento psiquiátrico pode fechar em Passos
10.06.2016
Entidade está com déficit financeiro e deve ficar sem recursos. Hospital Otto Krakauer atende pacientes de 115 municípios do Sul de Minas.Com déficit financeiro, o hospital Otto Krakauer pode fechar as portas em Passos (MG). A instituição, que é referência em tratamento psiquiátrico no Sul de Minas, diz que o dinheiro repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é reajustado há oito anos e que, em breve, não vai poder bancar mais os custos de funcionamento.
O Otto Krakauer atende pacientes de 115 municípios do Sul de Minas. "Ocupação de leito é 100%, [com] 156 pacientes. Vêm da macro-sul, de mais de 110 municípios da região, com o objetivo de atender todos os transtornos mentais e dependência química", diz Tânia Carneiro, enfermeira coordenadora do hospital.
Só que desde 2009, os valores repassados pelo SUS não são reajustados. Segundo o presidente da fundação mantenedora do hospital, Aldir Ribeiro, o déficit mensal gira em torno de R$ 70 mil.
"Houve um congelamento das AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar), que é a remuneração que nós recebemos do estado. E esse congelamento fixou a AIH em R$ 49, e os nossos custos não se congelaram da mesma forma. Nossos custos vêm aumentando ano por ano", explica.
Segundo o presidente da fundação, apesar do hospital não ter dívidas, os recursos devem durar só até o final de junho. Por isso, o funcionamento pode estar com os dias contados. "Nós não estamos cobrindo os nossos custos. Se não fosse a população, que nos ajuda muito, o comércio, a indústria, já teríamos fechado há muito tempo", diz.
Os parentes dos pacientes estão preocupados com a situação. "Esse hospital não pode fechar, porque as famílias sofrem muito com os pacientes em casa", diz a aposentada Maria Inês Pereira.
"Nunca pode fechar as portas. Nossa, agradeço muito, muito, por este hospital estar aberto até hoje", completa a dona de casa Elza de Oliveira.
Uma comissão formada por aproximadamente 30 pessoas, entre representantes do hospital, do legislativo e da Secretaria de Saúde de Passos, foram recebidos pelo secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, nesta quarta-feira (8), em Belo Horizonte, (MG). Na ocasião, foi exposta a situação do hospital Otto Krakauer, e Cruz ficou de avaliar, com a assessoria da Secretaria, formas de solucionar os problemas.
*Foto:G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Resíduo do café vira energia: estudo da UFLA cria biocombustível a partir da casca do grão
20.10.2025
Mulher é presa após esfaquear companheiro em Passos
20.10.2025
Jovem morre em acidente entre Alpinópolis e Carmo do Rio Claro
20.10.2025
Muzambinho realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado
17.10.2025
Produtor de Muzambinho está entre os finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
17.10.2025
Dois homens são presos em Muzambinho com suspeita por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
17.10.2025
Casos de suspeita de metanol fazem aumentar em até 80% a procura por análises de bebidas na UFLA
16.10.2025
Concurso 'Miss Brasil Café' chega à 13ª edição destacando protagonismo feminino no agronegócio
16.10.2025
Homem morre após carro bater de frente com carreta na MG-050 em Alpinópolis
16.10.2025