Hospital referência em tratamento psiquiátrico pode fechar em Passos
10.06.2016
Entidade está com déficit financeiro e deve ficar sem recursos. Hospital Otto Krakauer atende pacientes de 115 municípios do Sul de Minas.Com déficit financeiro, o hospital Otto Krakauer pode fechar as portas em Passos (MG). A instituição, que é referência em tratamento psiquiátrico no Sul de Minas, diz que o dinheiro repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é reajustado há oito anos e que, em breve, não vai poder bancar mais os custos de funcionamento.
O Otto Krakauer atende pacientes de 115 municípios do Sul de Minas. "Ocupação de leito é 100%, [com] 156 pacientes. Vêm da macro-sul, de mais de 110 municípios da região, com o objetivo de atender todos os transtornos mentais e dependência química", diz Tânia Carneiro, enfermeira coordenadora do hospital.
Só que desde 2009, os valores repassados pelo SUS não são reajustados. Segundo o presidente da fundação mantenedora do hospital, Aldir Ribeiro, o déficit mensal gira em torno de R$ 70 mil.
"Houve um congelamento das AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar), que é a remuneração que nós recebemos do estado. E esse congelamento fixou a AIH em R$ 49, e os nossos custos não se congelaram da mesma forma. Nossos custos vêm aumentando ano por ano", explica.
Segundo o presidente da fundação, apesar do hospital não ter dívidas, os recursos devem durar só até o final de junho. Por isso, o funcionamento pode estar com os dias contados. "Nós não estamos cobrindo os nossos custos. Se não fosse a população, que nos ajuda muito, o comércio, a indústria, já teríamos fechado há muito tempo", diz.
Os parentes dos pacientes estão preocupados com a situação. "Esse hospital não pode fechar, porque as famílias sofrem muito com os pacientes em casa", diz a aposentada Maria Inês Pereira.
"Nunca pode fechar as portas. Nossa, agradeço muito, muito, por este hospital estar aberto até hoje", completa a dona de casa Elza de Oliveira.
Uma comissão formada por aproximadamente 30 pessoas, entre representantes do hospital, do legislativo e da Secretaria de Saúde de Passos, foram recebidos pelo secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, nesta quarta-feira (8), em Belo Horizonte, (MG). Na ocasião, foi exposta a situação do hospital Otto Krakauer, e Cruz ficou de avaliar, com a assessoria da Secretaria, formas de solucionar os problemas.
*Foto:G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Cemig SIM oferece energia mais barata para moradores de Muzambinho
05.07.2025
25ª Cavalhada de Palmeiral celebra a cultura sertaneja com música e tradição em Botelhos
04.07.2025
Prouni do 2º semestre: inscrições terminam nesta sexta
04.07.2025
Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS
04.07.2025
Operação Ianque desarticula quadrilha especializada em furtos e roubos a propriedades rurais na região
04.07.2025
Muzambinhense recebe homenagem nacional por destaque no marketing digital
04.07.2025
Curso de Prospecção de Clientes tem inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Curso Gratuito de Derivados do Leite está com inscrições abertas em Muzambinho
04.07.2025
Idosa entrega cartão com senha e pode ter sofrido golpe em Monte Belo
03.07.2025