Feira em Guaxupé homenageia centenário de escritor Murilo Rubião
09.06.2016
Autor sul-mineiro introduziu o 'realismo fantástico' na literatura brasileira. Feira literária terá lançamento de livros, ‘contação’ de histórias e oficina.A Feira Literária de Guaxupé (MG) começa nesta quinta-feira (9) com oficina, lançamento de livros e ‘contação’ de histórias. Na programação, o evento faz uma homenagem ao escritor sul-mineiro Murilo Rubião, que introduziu o ‘realismo fantástico’ na literatura brasileira.
Admiradora do autor, a também escritora sul-mineira Francisca Vilas Boas faz uma oficina durante a feira em homenagem ao centenário do autor – que completaria 100 anos no dia 1º de junho.
O estilo literário ‘realismo fantástico’ utiliza elementos mágicos ou fantásticos para contar as histórias da vida cotidiana. E é assim que pesadelos e situações atípicas formam o cenário dos contos de Rubião. Nascido em Carmo de Minas (MG), o autor se tornou referência no país a iniciar o estilo latino-americano em solo brasileiro e era conhecido por seu perfeccionismo “extremo”.
“A obra dele toda se constitui de 33 contos. E ele passou a vida reescrevendo esses contos, ele publicava, depois tornava a publicar reescrito”, conta Francisca. Formado em direito, Murilo Rubião foi professor, jornalista e diretor de rádio.
Em 1947, publicou seu primeiro livro de contos “O ex-mágico”, que não chegou a ter muita repercussão em seu lançamento, mas um crítico percebeu semelhanças de sua literatura com a de Franz Kafka, o que o colocou no grupo da literatura fantástica.
Em seguida, o escritor entrou na vida política e chegou a ocupar a chefia de gabinete do então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek. Alguns anos depois, organizou o Suplemento Literário do Diário Oficial de Minas Gerais, que publicava contos de autores mineiros e foi considerado um dos melhores órgãos de imprensa cultural do país.
"Foram algumas palavras só [que ele mudou], mas ele reescreveu.
Agora eu entendo, a obsessão que ele tinha por buscar a palavra adequada."
Francisca Vilas Boas, escritora
O livro “O Pirotécnico Zacarias”, de 1974, tornou o escritor famoso no país. “O reconhecimento à obra de Rubião foi tardia. Mas ele tem uma obra maravilhosa, uma obra rica. Lendo você percebe que o estilo de português do Murilo é muito raro. Ele ‘murila’ as frases fazendo uma escultura”, brinca Francisca, usando a expressão que conhecedores da obra dele deram para a mania de reescrever do autor.
“A obra dele fala do absurdo da vida, o fardo da vida, a rotina nada criativa. Apesar de se considerar agnóstico, ele usava muito epígrafes bíblicas em função de revelar isso do ‘sem sentido’ da vida”, completa.
Pra definir o perfeccionismo de Murilo, Francisca conta um episódio da própria vida. Ela conheceu Murilo e ganhou do autor duas obras. No livro “O Convidado”, havia um prefácio escrito pelo crítico literário Jorge Schwartz. Somente anos depois ela percebeu o que significava a obra que tinha em mãos. No livro, até o prefácio foi reescrito por Rubião. “Foram algumas palavras só [que ele mudou], mas ele reescreveu. Agora eu entendo, a obsessão que ele tinha por buscar a palavra adequada”, finaliza.
Murilo Rubião morreu em setembro de 1991 em Belo Horizonte (MG), onde morou a maior parte da vida.
A autora
Francisca Vilas Boas nasceu em Guaxupé. Publicou contos e poemas em antologias com os autores da cidade sul-mineira e colaborou em vários jornais de Minas Gerais. Lecionou por mais de 30 anos literatura brasileira e língua portuguesa e exerceu a função de Oficial de Justiça pela Justiça Federal. Seus primeiros contos foram publicados no Suplemento Literário de Minas Gerais. Em 2011 publicou o livro de poemas “A asa e o osso” e em 2014 o livro de contos “Das Ilusões e da Morte”. Lança na Feira Literária de Guaxupé o seu livro mais recente, “A Sombra dos Inventados”. Atualmente mora no Rio de Janeiro (RJ).
Serviço:
Festa Literária de Guaxupé
De 9 a 11 de junho
Dia 9 – 15h | Abertura dos presentes da campanha “Presenteie Guaxupé no seu 104ª Aniversário” – Na Biblioteca Municipal “Iracema Elias”
Dia 9 – 16h30 | Lançamento do livro “O Garoto ao Lado” de Laritza Oliveira - Na Biblioteca Municipal “Iracema Elias”
Dia 10 – 9h | Contação de histórias “Grupo Passarim de Instituto Elias José” - Na Biblioteca Municipal “Iracema Elias”
Dia 10 – 19h | Lançamento do livro “A Sombra dos Inventados” de Francisca Vilas Boas – Foyer do Teatro Municipal Ariete Souza Mendes
Dia 10 – 20h | Posse dos Membros da Academia Guaxupeana Estudantil de Letras – AGELE
Dia 11 – 9h | Oficina de Criação Literária: O Realismo Fantástico na Literatura (Murilo Rubião) com Francisca Vilas Boas – Auditório da Secretaria de Educação de Guaxupé
Dia 11 – 18h | Sarau na Praça com Emerson Ricciardi e Carolina Matheus – Praça do Chafariz
*Foto: G1 Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Sala Mineira do Empreendedor em Muzambinho vai realizar um Mutirão de Atendimento Empresarial
24.04.2025
IF Sul de Minas tem 940 vagas abertas para cursos técnicos e superiores
24.04.2025
Juruaia sedia Dia de Campo sobre agricultura sustentável nesta sexta-feira (25)
24.04.2025
Botijão de gás pega fogo enquanto é trocado e causa susto em escola em Carmo do Rio Claro
24.04.2025
Próxima edição do CNU deve abrir inscrições em junho
24.04.2025
Muzambinho terá iluminação em LED
23.04.2025
Velório de papa Francisco acontece em Roma
23.04.2025
Sarau Pôr do Som celebra 33ª edição nesta quinta, 24 de abril
23.04.2025
SES-MG confirma terceira morte por dengue no Sul de Minas em 2025; vítima morava em Alterosa
23.04.2025